No programa Diário da Manhã desta quinta-feira (20), transmitido pela Rádio Assembleia (96,9 FM) e pela TV Assembleia, a secretária adjunta do Estado de Igualdade Racial, Socorro Guterres, destacou a relevância do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado mundialmente em 21 de março. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo conscientizar a população sobre a necessidade de ações concretas para combater o racismo.
Durante a entrevista conduzida pelo jornalista Ronald Segundo, Socorro Guterres enfatizou que o enfrentamento ao racismo deve ser feito em todas as esferas de poder, com especial atenção ao setor educacional. Segundo ela, a implementação de estratégias pedagógicas que favoreçam a educação antirracista é fundamental para transformar a sociedade brasileira.
> “Precisamos refletir sobre as medidas que ainda devem ser tomadas para eliminar o racismo. Isso envolve a formulação de políticas públicas e a adoção de ações afirmativas que garantam a igualdade racial no país”, afirmou a secretária.
Ações afirmativas e políticas públicas
Guterres também ressaltou a importância da formação identitária de crianças e jovens nas escolas, destacando que esse processo contribui para o fortalecimento da identidade étnico-racial e ajuda na prevenção de crimes de discriminação racial.
O Maranhão tem se destacado na promoção de ações afirmativas, com programas como Maranhão Quilombola, Educação Quilombola, Negra Viva e o Programa Nacional dos Territórios Quilombolas. Essas iniciativas estão alinhadas com o Estatuto da Igualdade Racial, legislação que assegura os direitos da população negra e combate a discriminação racial.
O programa Diário da Manhã pode ser acompanhado ao vivo de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96,9 FM), pela TV Assembleia (canal 9.2 no sinal digital aberto, canal 17 na Maxx TV e canal 309 na Sky), além do canal do YouTube da emissora.