A capital maranhense sediará neste sábado (3) o 1º Encontro Estadual de Mulheres da União de Negros pela Igualdade (Unegro-MA), iniciativa inédita que celebra e fortalece a atuação das mulheres negras no estado. A programação do evento foi destaque na edição de sexta-feira (2) do programa Diário da Manhã, da Rádio Assembleia (96,9 FM), com a participação de Ana Cristina Pereira, vice-presidente da Unegro-MA, e da militante Márcia Maria.
Durante a entrevista conduzida pelo radialista Henrique Pereira, as convidadas ressaltaram a importância histórica do encontro. Segundo elas, a iniciativa marca uma nova fase de organização e protagonismo feminino dentro da entidade, que há mais de três décadas atua em defesa da igualdade racial, de gênero e de classe.
“Trata-se de um marco histórico para o Maranhão e para o movimento negro. Vamos tratar do nosso legado ancestral e da luta contínua contra o racismo, o sexismo, a homofobia, a intolerância religiosa e toda forma de discriminação”, afirmou Ana Cristina.
A Unegro, entidade de caráter nacional e suprapartidário, foi fundada em 1988, em Salvador (BA), e tem papel ativo na mobilização social em diversos estados. No Maranhão, o movimento ganha força com a realização deste primeiro encontro estadual, que deve reunir lideranças, ativistas e simpatizantes da causa em debates, oficinas e rodas de conversa.
O Diário da Manhã vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, com transmissão simultânea pela Rádio Assembleia (96,9 FM), TV Assembleia (canal 9.2 em sinal aberto digital, canal 17 na Maxx TV e canal 309 na Sky) e também no YouTube da Assembleia Legislativa do Maranhão.