Com uma programação diversificada e voltada ao fortalecimento da cidadania, a Semana Estadual de Direitos Humanos foi tema de destaque na edição desta terça-feira (6) do programa Diário da Manhã, da Rádio Assembleia (96,9 FM) e TV Assembleia. O secretário adjunto de Estado de Direitos Humanos, Daniel Formiga, foi o entrevistado do jornalista Ronald Segundo e detalhou as atividades que ocorrem até o dia 10 de maio.
Segundo Formiga, o evento, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), busca ampliar o debate público sobre os direitos fundamentais, fomentando a participação social e promovendo o respeito à diversidade. A abertura aconteceu no dia 5, com a exposição “Maranhão com Direitos”, no Shopping Rio Anil, onde fotografias evidenciam ações desenvolvidas pela secretaria em prol da população.
Entre os destaques da programação, está a roda de diálogos “ECA 35 anos: Conquistas, Reflexões e Caminhos para o Futuro”, marcada para o dia 8, às 14h, na Escola de Governo do Maranhão (EGMA). No mesmo dia, ocorrem também oficinas sobre o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM/MA) e a palestra “18 de maio: a luta pela proteção da infância e da adolescência”.
“A Semana de Direitos Humanos é uma oportunidade de colocar em pauta temas muitas vezes invisibilizados. Queremos envolver o poder público, a sociedade civil e diferentes grupos sociais na construção de políticas públicas mais efetivas”, afirmou o secretário adjunto.
No dia 9, o evento prossegue com o “Diálogos sobre a Liberdade Religiosa e a Proteção dos Povos de Terreiro no Maranhão”, às 14h, no auditório da UEMA. Em seguida, será lançado o Relatório 2025 da Comissão Estadual de Combate à Violência Institucional (COECV), às 15h30, no campus Bacanga da UFMA.
A Semana Estadual de Direitos Humanos reafirma o compromisso do Maranhão com a promoção de uma sociedade mais justa, plural e respeitosa, pautada na defesa dos direitos fundamentais para todas e todos.