O tradicional desfile de 7 de Setembro, realizado neste sábado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, teve como temas principais a importância da vacinação e uma homenagem ao povo gaúcho, que enfrentou fortes chuvas em maio deste ano. O evento contou com a participação do emblemático personagem Zé Gotinha, símbolo das campanhas de imunização no Brasil, que desfilou em um carro do Corpo de Bombeiros, destacando a relevância das campanhas de vacinação em todo o país.
A cerimônia foi oficialmente aberta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva às 9h14, e trouxe o tema “Democracia e Independência: É o Brasil no Rumo Certo”. Diversas autoridades estiveram presentes, prestigiando o evento cívico-militar que celebrou o Dia da Independência do Brasil.
Neste ano, o desfile foi estruturado em três eixos temáticos: a presidência rotativa do Brasil no G20 e a Cúpula de Chefes de Estado, que será realizada em novembro no Rio de Janeiro; os esforços de apoio e reconstrução do Rio Grande do Sul após as fortes chuvas; e o aumento da proteção da população por meio das campanhas de vacinação e ampliação dos serviços de saúde, com a retomada do programa Mais Médicos.
Além das tradicionais apresentações militares, o desfile contou com a presença de 30 atletas olímpicos que representaram o Brasil nos Jogos de Paris, realizados entre julho e agosto deste ano. Dentre eles, o destaque foi para o atleta Caio Bonfim, que conquistou uma inédita medalha de prata na marcha atlética. Ele teve a honra de ser o porta-bandeira do grupo de atletas que participaram do desfile.
O evento ressaltou o compromisso do Brasil com a saúde pública, a solidariedade e a democracia, marcando o 7 de Setembro com uma celebração que vai além da independência, mirando no futuro do país e no bem-estar da população.