O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador Paulo Velten, confirmou que todos os preparativos para as eleições municipais deste domingo (6) estão concluídos. A declaração foi feita durante sua participação no programa “Diário da Manhã”, transmitido ao vivo pela Rádio e TV Assembleia.
Em entrevista conduzida pelo jornalista Ronald Segundo, Velten destacou a importância da votação, que ocorrerá entre 8h e 17h, em todos os 217 municípios do estado. Com um total de 5.180.738 eleitores aptos a votar, a estrutura montada visa garantir um processo eleitoral transparente e eficiente.
“Estamos prontos para assegurar o princípio do exercício límpido da cidadania. A democracia é fundamental, e acreditamos que a população saberá fazer a melhor escolha para suas cidades”, afirmou o desembargador. Ele ressaltou, ainda, a disponibilidade do aplicativo Pardal, criado para receber denúncias de abuso de poder econômico e compra de votos, proporcionando um ambiente de controle e fiscalização.
Estrutura Eleitoral
O Maranhão terá 17.275 seções eleitorais, distribuídas em 5.823 locais de votação, espalhados por 105 zonas eleitorais. A capital, São Luís, concentra o maior número de eleitores, com 2.173 seções eleitorais em 262 locais de votação. Além disso, Velten lembrou que tanto São Luís quanto Imperatriz podem ter segundo turno, uma vez que ambas possuem mais de 200 mil eleitores.
O desembargador destacou a magnitude da operação: “Quase 100 mil pessoas estão envolvidas diretamente. São 105 juízes eleitorais, 34 juízes nas Juntas Especiais, 65 auxiliares, e mais de 61 mil mesários, além de servidores e colaboradores, totalizando cerca de 1.302 pessoas.”
Velten enfatizou que o processo eleitoral no Maranhão contará com 105 juntas eleitorais em sedes, 35 juntas especiais e 93 postos de transmissão. Além disso, 70 postos avançados de transmissão (PATs) serão utilizados em áreas de difícil acesso, garantindo a transmissão de dados eleitorais de maneira eficiente.
O TRE/MA também implementará auditorias rigorosas para reforçar a segurança do sistema eletrônico de votação. Serão realizados o Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas e o Teste de Autenticidade dos Sistemas, medidas que, segundo Velten, comprovam a confiabilidade da urna eletrônica.
O programa “Diário da Manhã”, no qual a entrevista foi realizada, é transmitido ao vivo de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia e pela TV Assembleia, além de estar disponível no canal do YouTube da emissora.
Com toda a estrutura pronta e as medidas de segurança adotadas, o desembargador Paulo Velten reafirmou a confiança no sucesso do pleito e na capacidade dos eleitores maranhenses em decidir o futuro de suas cidades de forma consciente e democrática.