Neste feriado do Dia da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil, sexta-feira (28), o Governo do Estado vai manter o funcionamento de espaços de recreação e lazer, além de serviços de renegociação de dívidas e mobilidade, com foco na inclusão de pessoas com deficiência.
Confira o que estará funcionando no estado.
Transporte e acessibilidade
A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) manterá os serviços de transporte, assim como o atendimento aos usuários cadastrados no Programa Travessia, que faz o traslado porta a porta de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, de forma gratuita.
O transporte semiurbano, que realiza viagens entre as cidades da Região Metropolitana de São Luís, também segue funcionando. O Terminal Rodoviário de São Luís, que fica na Avenida dos Franceses, mantém o funcionamento por 24h. O atendimento ao público será das 8h às 18h.
Saúde
Os serviços de urgência e emergência da rede estadual de saúde funcionarão normalmente. Já os serviços de atendimento ambulatorial não estarão disponíveis no feriado estadual, voltando a funcionar na segunda (31).
Quanto às Unidades de Pronto Atendimento, vão funcionar as UPAs do Araçagi, Cidade Operária, Paço do Lumiar, Itaqui-Bacanga, Parque Vitória, Vinhais, e as das cidades de Codó, Coroatá, Imperatriz, São João dos Patos e Timon.
Não estarão funcionando as Policlínicas do estado, a Casa TEA 12+, a Casa de Apoio Ninar, a Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (FEME), as unidades do Sorrir da Praia Grande e da Ponta do São Francisco, e os Centros Especializados em Reabilitação da Cidade Operária e do Olho d’Água.
Viva/Procon
Nesta sexta-feira, as unidades do Viva/Procon do estado não estarão funcionando, com exceção do Viva do Pátio Norte Shopping, na Estrada de São José de Ribamar, que vai abrir para dar continuidade às ações do programa Dívida Zero + Renegocia!. Os demais serviços da unidade não estarão disponíveis.
O Dívida Zero + Renegocia!, no Pátio Norte Shopping, é uma grande ação de negociação de débitos do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon), em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A iniciativa, que beneficia São José de Ribamar e região, ocorre até este sábado (29).
Parques ambientais
Os parques ambientais abrirão normalmente, das 5h às 21h, assegurando a educação ambiental, assim como a recreação e o lazer, permitindo que as pessoas se conectem com a natureza, pratiquem atividades ao ar livre, façam caminhadas, piqueniques, entre outras práticas saudáveis.
Shoppings da Criança
As Unidades do Shopping da Criança de São Luís e Bacabal seguirão funcionando no feriado. No Shopping da Criança de São Luís, por exemplo, acontece a Colônia de Férias, com gincana na sexta-feira (28); piqueniques e jogos sensoriais no sábado (29), e banho de mangueira e oficina de pipa no domingo (30). A programação ocorre das 10h às 12h, e das 14h às 16h.
Em Bacabal, as ações serão realizadas no sábado (29), das 14h às 16h, e domingo (30), das 10h às 12h. Haverá pinturas de rosto, pinturas de desenhos, brincadeira da bolinha e exibição de filmes.
Para participar da ação, o responsável deve fazer o agendamento da criança pelo site: [url=https://si.shoppingdacrianca.ma.gov.br/app/login]https://si.shoppingdacrianca.ma.gov.br/app/login[/url]. Aquelas que estiverem em atendimento de saúde no shopping nesse período, não precisam fazer o cadastro.
Espaços de Cultura e Memória do Maranhão
Durante o feriado, as casas de cultura do Maranhão funcionarão normalmente para a visitação, possibilitando um mergulho no universo rico das tradições do estado. Confira, abaixo, a lista dos espaços coordenados pela Secretaria de Cultura do Maranhão (Secma) para a preservação da arte, cultura e história maranhenses:
Arquivo Público do Estado do Maranhão;
Biblioteca Pública Benedito Leite;
Cafuá das Mercês;
Capelas Bom Jesus dos Navegantes e São José das Laranjeiras;
Casa de Cultura Josué Montello;
Casa do Divino – Alcântara;
Casa do Maranhão;
Casa do Tambor de Crioula do Maranhão;
Centro Cultural Engenho de Pindaré-Mirim;
Centro de Artes Cênicas do Maranhão;
Centro de Criatividade Odylo Costa Filho;
Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho;
Centro de Pesquisa e História Natural e Arqueologia;
Ceprama;
Concha Acústica Reynaldo Faray;
Convento das Mercês;
Escola de Música do Estado do Maranhão;
Forte Santo Antônio;
Igreja São José do Desterro;
Morada das Artes;
Museu Casa de Nhozinho;
Museu de Arte Sacra;
Museu de Artes Visuais;
Museu do Reggae;
Museu Histórico de Alcântara;
Museu Histórico e Artístico do Maranhão;
Palácio dos Leões;
Teatro Arthur Azevedo;
Teatro João do Vale.
Fonte: Governo do Maranhão