O quadro epidemiológico de Covid-19, no Maranhão apresentou piora com o aumento no número de casos confirmados. Os dados foram apresentados em Boletim divulgado nessa sexta-feira (18) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
De 5 até o dia 18 de novembro, o Maranhão registrou 615 novos casos da doença, o que representa uma média móvel de 81,71 casos por dia, um aumento de 211% em comparação aos 14 dias anteriores (26,21).
A quantidade de casos suspeitos e óbitos também aumentaram em todo o estado durante o mesmo período, segundo consta no mesmo documento.
A SES informou ao Difusora ON que a Covid-19 se comporta como uma doença sazonal, onde há aumento de casos no início do período chuvoso no estado e após o ciclo se inicia a queda progressiva dos casos e óbitos.
A pasta destacou ainda que prossegue com a campanha de vacinação e a mobilização dos municípios para celeridade da aplicação das doses, bem como acompanha o cenário epidemiológico para adoção de novas estratégias caso haja mudança de comportamento.
Nesta semana, o Observatório Covid-19 da Fiocruz voltou a orientar o uso de máscaras em locais fechados, com pouca ventilação ou aglomeração de pessoas. A utilização também é recomendada para grupos de risco da doença, como imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.
Alguns municípios que compõem a Região Metropolitana de São Luís já passaram a adotar as medidas (Veja aqui)
“A vacina é muito importante para diminuir o risco de agravamento, mas o seu papel é um pouco menor na transmissão. Por isso, é fundamental que a gente volte a utilizar boas máscaras em situações específicas, ou seja, em transporte público, locais fechados e situações com muita gente em um espaço relativamente pequeno. É vacina no braço e máscara no rosto”, defende o cientista da Fiocruz, Marcelo Gomes.
Por Difusora On