O prefeito Eduardo Braide (sem partido), vai manter a tradição de festejar o dia de Corpus Christi em São Luís. Apesar de não ser mais feriado por conta da quantidade máxima já atingida de feriados pela capital maranhense, o dia será de ponto facultativo, ou seja, apenas os serviços essenciais vão funcionar no âmbito municipal.
Em recente decisão, o Tribunal de Justiça do Maranhão determinou que o Governo do Maranhão suspendesse o feriado de Corpus Christi. Mas fica a cargo do governador ou prefeito decretar ponto facultativo que significar a liberdade de trabalhar ou não naquele determinado dia.
Com o ponto facultativo decretado pelo prefeito de São Luís, os servidores podem emendar um feriadão, já que 16 de junho vai cair em uma quinta-feira. No âmbito municipal, junho terá mais duas datas de folga aos servidores, dia 29 de junho, feriado municipal de São Pedro e dia 30, ponto facultativo em razão do dia de São Marçal.
Vale lembrar que apesar da determinação do prefeito de São Luís, o setor da iniciativa privada deve trabalhar normalmente nos dias 16 e 30 de junho, de acordo com as convenções coletivas anuais. A exceção fica por conta do dia 30 de junho do comércio da região do João Paulo, onde é realizada a festa de São Marçal.
Por Diego Emir