Azerbaijão, Bielorrússia, País de Gales e Nova Zelândia tiveram os primeiros registros do novo coronavírus nesta sexta-feira (28), depois de a Nigéria se tornar o terceiro país do continente africano a ser atingido pela Covid-19, a doença causada pelo vírus, na quinta-feira (27).
Em Hong Kong, exames feitos em um cachorro detectaram a presença do novo vírus, segundo informações do governo do território semiautônomo.
Brasil
- O país tem 132 casos suspeitos, segundo levantamento de quinta (27) do Ministério da Saúde.
- Bielorrússia e País de Gales registraram os primeiros casos da doença.
- A Itália tem 650 casos confirmados da doença, 122 a mais que no último levantamento, segundo dados da agência de proteção civil italiana. 14 pessoas morreram por causa da doença no país. A maioria dos casos está na Lombardia, no norte: 403.
CÁfrica
- Nigéria confirmou o primeiro caso do país na quinta-feira (27). O paciente, um italiano que trabalha no país e viajou de Milão a Lagos no dia 25 de fevereiro, está clinicamente estável e sem sintomas sérios, segundo o governo. É o terceiro caso no continente africano – os primeiros foram no Egito e na Argélia – e o primeiro na África subsaariana.
Oriente Médio
- O Irã tem 34 mortes confirmadas, 8 a mais que em levantamento anterior do governo; o país tem o número de mortes mais alto fora da China. São 388 casos no país.
Ásia
- O Azerbaijão confirmou o primeiro caso da doença. Segundo a agência de notícias “Interfax”, o paciente é um cidadão russo que chegou ao país pelo Irã. O Azerbaijão fica na fronteira noroeste iraniana.
- O presidente da Mongólia foi posto em quarentena, como medida de precaução, após uma viagem de um dia à China, informou a agência estatal de notícias do país “Montsame”. A Mongólia ainda não confirmou nenhum caso da doença, e fechou as fronteiras com a China no fim de janeiro. As escolas ficarão fechadas até o fim de março e o fornecimento de carvão à China está suspenso até segunda-feira (2), segundo a CNN.
- A China tem 78.959 casos confirmados de Covid-19, com 2.791 mortos.
Outros países
- Nova Zelândia confirmou o primeiro caso nesta sexta (28). O paciente está na casa dos 60 anos e chegou ao país na quarta-feira (26) em um voo vindo de Teerã e que passou por Bali, na Indonésia, de acordo com o ministério da Saúde do país.
Por G1