O senador Weverton Rocha (PDT) e pré-candidato ao Palácio dos Leões fez juiz ao seu slogan “Foguete não tem ré”. Como um verdadeiro foguete Saturno V da NASA, foi o maior e mais poderoso foguete já produzido pela humanidade, e foi responsável em levar o homem à lua, Weverton reuniu mais de 50 mil pessoas no estádio Nhozinho Santos e no seu entorno, como o projeto Apollo (em que o Saturno V foi empregado), foi inimaginável e ousado, protagonizando o maior evento já realizado por um político no Maranhão, disputado em popularidade somente com o ex-presidente Lula da Silva – PT.
E aquilo que foi desacreditado por muitos foi possível. A convenção trouxe pessoas de todos os 217 municípios, entre prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores, líderes políticos e, sobretudo, povo, muito povo! Não foram só os números que impressionaram, o ineditismo chocou aqueles que torciam contra!
O jovem Weverton Rocha, negro, filho de professora e vindo de uma família simples, é o primeiro na história maranhense que enfrenta todas as forças do estado, sendo elas o Palácio os Leões, o Judiciário, a Assembleia Legislativa, o Ministério Público e os principais grupos oligarcas da política maranhense.
Junto com seus aliados, Weverton lidera mais de 110 prefeitos que apoiam o projeto “Maranhão Mais Feliz”.
Deputados federais e estaduais pela Coligação” Juntos Pelo Trabalho” (PDT, PL, PROS e Republicanos). Outros partidos políticos como União Brasil, PT, Rede Sustentabilidade e PTB também estiveram presentes com seus representantes.
A população maranhense de diversas regiões do estado começaram a chegar no estádio antes do grande lançamento por volta das 13 horas, porém o início foi às 17 horas com a “Tribuna Popular”, que trouxe falas dos postulantes aos cargos de deputado estadual, federal, prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas, durando mais duas horas.
Algo nunca sequer cogitado em um estado dominado pelo cabresto dos poderosos, elite política tradicional e do coronelismo político.
O tamanho da convenção de Weverton mostrou também a força de um novo grupo político que surge no estado, com lideranças experientes, a exemplo da prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge (PSDB) e do prefeito de Ribamar, Julinho Matos (PL), e jovens lideranças, como os prefeitos de São Luís, Eduardo Braide (sem partido), de Imperatriz, Assis Ramos (União Brasil), de Pinheiro, Luciano Genésio (PP), e de Balsas, Erik Costa, para citar apenas os maiores colégios eleitorais.
Em seu discurso, Weverton lembrou que, mesmo com toda perseguição e ações de cooptação patrocinadas pelo do Governo do Estado, seu grupo político se manteve e unido e, hoje, cresce e se fortalece cada vez mais.
Antes de Weverton, o ex-(des)governador comunista/socialista Flávio Dino – PSB chegou minimamente a ocupar essa posição de protagonista do povo lutando contra o governo vigente, reuniu em torno de si políticos de todas as correntes locais e nacionais, para enfrentar o então poderoso grupo Sarney.
Porém, Flávio Dino após duas gestões catastróficas, precisou se aliar justamente com quem sempre criticava, pedindo a bênção para o próprio José Sarney – MDB para concorrer ao senado, juntamente com seu escolhido, o neogovernador tampão, o tucanosociaista Carlos Brandão – PSB.
O Weverton Rocha já criou uma história política que vai ficar marcada por décadas no Maranhão, alegrando os jovens, os trabalhadores e as famílias do no estado, enquanto as elites tradicionais estão contra esse projeto que vai melhorar a vida de todos.
A força que Weverton Rocha mostrou com ajuda de todos aqueles que lotaram o Nhozinho Santos (e também daquelas que não puderam estar presentes) releva para os oligarcas que vão perder suas torres de marfim no Palácio dos Leões, dando espaço para um governo realmente preocupado com o povo!
Veja o vídeo:
Nós do União Brasil Grajaú, até então, nunca tinha visto tamanha força política! Vários seguimentos de ideológia política partidária unidas para um só propósito. Fazer do Maranhão um Estado mais feliz!
Sou Rildão Albuquerque, presidente do União Brasil Grajaú, estamos juntos e misturados porque juntos somos mais fortes, por um Maranhão mais feliz.