Para ser escolhido como vice-reitor, Marcos Fábio, precisou se articular muito bem, ‘saiu’ do Partido Comunista do Brasil (onde militava ativamente na Região Tocantina) e utilizou da façanha para assegurar a confiança de alguns dos seus aliados do campo da direita para, então, garantir seu espaço dentro da Universidade Federal do Maranhão.
Após empossado, o vice-reitor, sabendo que seu poder de influência na Administração Superior seria ínfimo, requisitou ser Diretor de Comunicação, assim acumulando outro cargo e ganhando mais espaço na Comunicação da Instituição.
Com o passar do tempo, parece que o Prof. Dr. Marcos Fábio decidiu colocar suas articulações em prática e de forma sútil. Hoje, foi notório a visibilidade de tais articulações, onde aconteceu uma aproximação comandada pela UFMA, via Diretoria de Comunicação, para com a Associação Comunitária Itaqui-Bacanga – ACIB.
A Acib que era para ser uma grande estrutura, com ações de lutas, na Região Itaqui-Bancaga em São Luís, nos tempos atuais é um bolsão de estrutura, que o PCdoB utiliza para buscar votos, usando o clientelismo como forma de alcançar estes objetivos, através da distribuição de cestas básicas, canteiros verdes, os quais sabemos que são forma de capitanear recursos. Recursos estes que não conhecemos seus destinos, pois, a prestação de contas da entidade não se encontra em nenhum portal de Transparência, ou seja, uma entidade capitaneada pelo partido já citado e sendo confirmado por fotos categóricas, onde é visto claramente o professor João de Deus (membro do PCdoB), oposição que tanto atacou o reitor, com duras criticas, inclusive o chamando de criminoso, e seu grupo de facção criminosa.
Agora, Marcos Fábio parece que resolveu começar a demonstrar força e exibir suas asas, resolveu fazer uma ponte, buscando apoio e trazendo a Acib à UFMA.
“[…] bem como utilizar dos recursos midiáticos que a Universidade possui para disseminar a informação no que se refere às ações realizadas pela associação […]”,
Abra os olhos Natalino Salgado! Abram os olhos Grupo Salgado! Pois pode ser uma forma indireta de infiltração do PCdoB dentro da gestão. Nas próximas matérias o blog vai publicitar uma investigação que está sendo feita sobre a superestrutura de comunicação comandada pelo vice-reitor, e como ele tem utilizado para minar seus adversários, rumo a próxima eleição para a futura gestão da Ufma, tendo em vista que, Natalino não poderá candidatar-se a reeleição, e onde naturalmente Marcos Fabio será seu sucessor.