A Comissão Temporária Externa do Senado Federal que investigará a crise no transporte por ferry-boat no Maranhão (CTEFBOAT) será instalada na manhã desta quarta-feira (17). Na primeira reunião, marcada para as 11h, serão escolhidos o presidente e o relator e definido o plano de trabalho, que inclui vistorias nos terminais de embarque e desembarque e nas embarcações que operam a travessia entre a Ilha de São Luís e o continente.
A comissão tem em sua composição os três senadores do Maranhão – Roberto Rocha (PTB), Roberth Bringel (União) e Eliziane Gama (Cidadania) -, além de Eduardo Girão (Podemos-CE) e Ângelo Coronel (PSD-BA).
Na primeira parte da reunião, que ocorrerá no Anexo II, Ala Senador Alexandre Costa, Plenário nº 15, no formato semipresencial, será oficializada a instalação da CTEFBOAT e serão eleitos o presidente e o relator da comissão. Na segunda parte, será definido o plano de trabalho.
O objetivo da comissão é verificar, in loco, no prazo de 120 (cento e vinte) dias, a situação da travessia de ferry-boat que conecta a região ocidental do Estado do Maranhão à ilha de São Luís.
O serviço vem passando por grave crise desde a intervenção decretada pelo Governo do Estado, há mais de dois anos, na Serviporto, maior empresa responsável pelo transporte aquaviário de passageiros e cargas entre a capital e a Baixada Maranhense.
Fonte: Daniel Matos