A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou na última quarta-feira (17) o PLC 130/2018, de autoria do senador Weverton Rocha (PDT-MA), que garante ecocardiograma e ultrassonografias em gestantes na rede pública de saúde. O texto segue agora para votação no Plenário do Senado.
“Quero agradecer o apoio de todos que votaram pela aprovação da proposta. Apresentei o projeto quando ainda era deputado federal. Esses exames são muito importantes. Há estudos que indicam que a mortalidade de crianças pode ser reduzida se os problemas forem detectados cedo por exame”.
A aprovação desse texto vai ajudar muitas mães que merecem ter acesso à vida e à saúde”, afirmou o parlamentar.
“Este exame é muito importante e vai mudar a vida de muitas gestantes. Quero parabenizar o senador Weverton pela iniciativa”, declarou a senadora Leila Barros (PDT-DF).
“Quero destacar a sensibilidade do nosso senador Weverton. Este projeto tem impacto importante na diminuição da mortalidade infantil e detecção precoce de gravidez de alto risco. Esta proposta evidencia a sensibilidade do Weverton com um problema que nós encontramos no dia a dia”, ressaltou o senador Dr.Hiran Gonçalves (PP-RR).
Weverton explica que o ecocardiograma fetal, que detecta malformação no coração do feto, tem sido indicado apenas para gestantes em que o risco para o feto é maior, como em diabéticas, hipertensas e mulheres que utilizam medicamentos, ou ainda quando há suspeita de alteração genética, como a Síndrome de Down.
“Precisamos mudar isso. Esse exame precisa estar disponível para todas as gestantes”, ressaltou o senador.
O ecocardiograma fetal é um exame de extrema importância para avaliar a saúde do coração do bebê, ainda no útero materno. Com ele, é possível identificar doenças que são desenvolvidas durante a gestação permitindo o início do tratamento antes mesmo do nascimento.
“As futuras mamães precisam ter mais segurança e informações sobre o bem-estar dos bebês. O meio mais indicado é a ultrassonografia e o ecocardiograma. Portanto, é fundamental que a rede pública possa oferecer esses exames para todas as gestantes”, afirmou o senador.