Com o aumento de diagnósticos de casos de covid-19, a identificação da subvariante BQ.1 da ômicron no Brasil, comitês de saúde emitiram notas técnicas com alerta e recomendações à população, com o reforço do uso de máscaras, da vacinação e a ampliação da testagem.
A variante ômicron tem se diversificado, gerando novas sublinhagens e elevando o número de casos de covid-19 em diferentes partes do mundo. A BQ.1 foi detectada recentemente no Brasil e, apesar de não haver evidências de que possa causar uma doença mais severa, é mais resistente e pode apresentar maior transmissibilidade, que pode facilitar o surgimento de novas variantes.
Por isso o governador determinou a ampliação de leitos e o retorno da testagem gratuita no Hospital Genésio Rêgo.
“O nosso governo segue acompanhando os números da covid-19 no Maranhão e no Brasil com a máxima seriedade. Diante do indicativo de aumento nos casos de síndromes respiratórias, já ampliamos os leitos da capital e disponibilizamos testagem gratuita no Hospital Genésio Rêgo”, afirmou o governador.
Brandão anunciou ainda mais um ponto de testagem gratuita e assegurou que, por enquanto, a utilização de máscaras segue sendo facultativo. O governador lembrou a importância das pessoas completarem o ciclo de vacinação.
“A partir de segunda (21), a Policlínica Coroadinho também passará a oferecer testagem gratuita ao público em geral. Reforço a importância da vacinação para todos os maranhenses, em especial para pessoas com comorbidades. O uso de máscara permanece facultativo, mas é recomendado”, finalizou.