Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão (DEOLI-UFMA), contabiliza mais um quadriênio com avanços inéditos e conquistas históricas. Entre os principais resultados estão a celebração dos 50 anos do LABOHIDRO, que deu origem ao curso de Oceanografia; a aprovação do primeiro Doutorado em Meio Ambiente do Maranhão, e a liderança nacional na formação de Oceanógrafos. O curso também ampliou a sua projeção acadêmica, institucional e política nesses quatro anos.
Por meio do trabalho de docentes, discentes e técnicos-administrativos, o curso de Oceanografia fortaleceu ainda a sua atuação profissional e socioambiental em comunidades maranhenses, levando novos conhecimentos científicos, serviços ecossistêmicos e conscientização sobre a importância dos oceanos. Pela primeira vez na história da Instituição, professores do Departamento foram empossados como titulares na Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES) e na Assessoria de Representação Institucional da UFMA.
O então pró-reitor de Assistência Estudantil, professor Leonardo Silva Soares, e o ex-assessor de Relações Institucionais, professor Arkley Marques Bandeira integraram a equipe de gestão no terceiro mandato do reitor Natalino Salgado Filho. Superando desafios com planejamento, unidade, inovação e novas tecnologias, os servidores do DEOLI-UFMA conseguiram manter a normalidade do calendário acadêmico durante a pandemia, celebrar os 50 anos do LABOHIDRO e garantir novos avanços na infraestrutura e na projeção nacional do curso.
A comemoração on-line do Jubileu de Ouro do Laboratório de Hidrobiologia (LABOHIDRO), foi marcada pela emoção e evolução dos relevantes resultados de sua atuação. Fundado em 1º de outubro de 1970, o LABOHIDRO, em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (SUDEPE), órgão do Governo Federal, iniciou pesquisas sobre o conhecimento da biodiversidade aquática em ambientes de transição, localizados entre o mar e o continente, e deu origem ao Curso de Oceanografia.
VEJA O PLACAR DOS PRINCIPAIS RESULTADOS (2019 E 2023)
Conquistas inéditas e históricas
UFMA é a instituição nacional que mais formou oceanógrafos, em 2022
Com informações da Associação Brasileira de Oceanografia, a UFMA celebrou o Dia do Oceanógrafo e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) com o anúncio que é a Universidade líder entre as instituições de ensino superior com o maior número de oceanógrafos formados, em 2022.
Aprovação do primeiro Doutorado em Meio Ambiente do Maranhão
O Colegiado do Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente – Rede PRODEMA aprovou, por unanimidade, a proposta de adesão da UFMA à Rede, com proposta coordenada pelo docente Leonardo Soares e uma comissão formada pelos docentes Arkley Marques Bandeira, James Werllen de Jesus Azevedo e Samara Aranha Eschrique, lotados no DEOLI-UFMA.
Intercâmbios Acadêmico e Profissional
33ª Semana Nacional de Oceanografia – Com logística garantida pela UFMA, estudantes do curso, acompanhados pela professora Paula Verônica Santos, participaram do evento, em Recife-PE, onde apresentaram trabalhos sobre o tema “Da Lama ao Coral: Desafios Socioambientais dos Ecossistemas Marinhos e Tropicais”.
Convênio de estágio obrigatório com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
Audiência pública sobre a criação e o desenvolvimento do Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro de São Luís (ZEECSLZ). Ocorreu no Plenário Estácio da Silveira e foi proposta pelo vereador Álvaro Pires.
International Sawfish Day Brazil (Dia Internacional do Peixe-Serra) – O Curso de Oceanografia promoveu edições alusivas ao International Sawfish Day Brazil, elaboradas pelo Grupo de Estudos de Elasmobrânquios do Maranhão (GEEM) e pelo Laboratório de Organismos Aquáticos (LABAQUA) da UFMA.
Feira das Profissões da UFMA – O Curso de Oceanografia e Limnologia teve destaque nas edições virtuais e presenciais das Feiras das Profissões da UFMA.
Oficinas sobre a Margem Equatorial Brasileira – Pesquisadores e representantes da Petrobras e do DEOLI-UFMA promoveram agendas de trabalhos, referente a novos conhecimentos oceanográficos e ambientais sobre a Margem Equatorial Brasileira.
Plenária “Meio Ambiente da Ilha de São Luís” – Com a presença de pesquisadores da área e a participação do deputado federal Duarte Júnior, a plenária definiu novas políticas públicas para proteção do meio ambiente na Ilha de São Luís. O parlamentar garantiu repasse de R$ 300 mil reais ao Prodema.
V Workshop de Energias Oceânicas e Fluviais – Organizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Energias Oceânicas e Fluviais (INEOF), o workshop on-line foi realizado em Florianópolis (SC). A UFMA integra o Instituto.
Publicação de edital para ingresso ao Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC). Contemplou profissionais graduados em diversas áreas, dentre elas, a Oceanografia.
Análise dos problemas ambientais e impactos na saúde das comunidades urbanas adjacentes à Bacia Hidrográfica do Rio Anil. A dissertação de mestrado da oceanógrafa, graduada pela UFMA, e mestranda do PPGSA do CCBS, Ana Kate A. Mendonça, apresentou diagnóstico dos serviços de tratamento de esgotos na Bacia Hidrográfica do Rio Anil.
Exposição Oceanos, na Cidade Universitária
A mostra visual foi realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente e ao Dia Mundial dos Oceanos, comemorados nos dias 5 e 8 de junho deste ano, respectivamente.
I Simpósio de Ciências Ambientais do Campus Chapadinha
Realizado no Centro de Ciências de Chapadinha (CCCH), abordou o eixo temático “Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável”. A iniciativa foi do PPGCam.
Mais de 200 visitas técnicas de escolas de ensino fundamental, médio e superior e mais de 500 embarques de docentes e discentes da UFMA, UEMA, UFPA e UFRA no Navio de Ensino Flutuante “Ciências do Mar II”, para aulas práticas e pesquisas marinhas.
Curso “International Spring School in Marine Science” – Compreendeu os impactos da poluição nos ecossistemas marinhos e comunidades costeiras. O docente do curso de Oceanografia e do PPGBC do Campus São Luís, Jorge Luiz Silva Nunes, e de programas de pós-graduação participaram do evento.
Publicações na revista Marine Pollution Bulletin – Os professores do Departamento de Oceanografia da UFMA publicaram artigos sobre a investigação da presença de metais no tecido muscular de peixes capturados no estuário do rio Perizes e nas Baías de São Marcos, São José e de Arraial.
Curso de extensão “Análise Físico-Química e Bacteriológica de Água” – Visa o aprendizado para graduandos e a atualização para graduados em análises de água potável.
Roda de conversa sobre os 200 anos de Independência – Foi promovida pelo gestão do Sítio do Físico, PGCult e PPGSA.
Honra ao Mérito
Concessão do título de Professor Emérito ao docente Antônio Carlos Leal de Castro.
Condecoração da Medalha “Simão Estácio da Silveira” ao Professor Leonardo Soares.
Entrega das “Palmas Universitárias” ao técnico de Oceanografia, Pedro Amaral, e ao Prof. Arkley Bandeira.
Aprovação de projetos de docentes na FAPEMA. São eles: Antonio Carlos Leal (Edital Universal); Leonardo Soares, Leonardo Gonçalves e Cláudia Parise (Edital dos Portos), Flávia Mochel (Projeto Restauração Ecológica de Manguezais e Restingas da Amazônia Costeira Maranhense no FUNBIO–REMARE).
Publicação de artigos científicos: Professores Jorge Nunes, Cláudia Parise, Denilson Bezerra e Flávia Mochel).
Premiação de pôster cientifico sobre a “Utilização de Geoprocessamento na Localização de Potenciais Sítios Arqueológicos Associados à Camboas de Pedra no Litoral Maranhense” no XXIII Congresso da SAB sobre arqueologias plurais. O trabalho do mestrando Thales Vaz dos Santos (Universidade de Coimbra) foi orientado pelos docentes do Prodema, Arkley Bandeira e Leonardo Soares, e pelo professor aposentado do DEOLI, Márcio Vaz.
Avanços na Infraestrutura
Ampliação e reforma do Laboratório de Ictiologia e Recursos Pesqueiros (LABIRPesq).
Aquisição e disponibilidade de novos computadores para o Laboratório de Informática.
Reforma e melhorias de salas de aulas e salas de estudos, laboratórios e espaços administrativos.
Por: Deoli/Paulo Washington