A Câmara de São Luís realizou na tarde desta sexta-feira, 26, o painel temático “Semana Brasileira de Enfermagem”. Proposto pelo vereador Raimundo Penha (PDT), por meio do Requerimento nº 808/23, o painel reuniu profissionais e os principais representantes da enfermagem.
O evento marcou o encerramento da 84.ª Semana Brasileira de Enfermagem que teve como foco a valorização do profissional da categoria. Segundo o autor do requerimento, a demanda partiu da própria Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).
“Gostaríamos de agradecer aos vereadores por acatar o nosso pedido, pois entendemos que é neste lugar que está a responsabilidade de criar as condições para que seja protagonizado o potencial de trabalho que a enfermagem tem de atender a sociedade”, declarou Rosilda Silva, vice-presidente da ABEn.
Ela falou sobre a efetivação do piso salarial, que hoje repercute no cenário nacional, como uma das formas de valorização da categoria. A vice-presidente fez também chamou atenção para o processo de formação desses profissionais, tecendo críticas a modalidade de ensino a distância.
Já José Carlos Júnior, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (Coren), exaltou a força da categoria no estado – que possui cerca de 75 mil profissionais. Ele refletiu sobre histórico de luta dos enfermeiros no país, falando sobre os desafios que seguem.
Esteve presente na solenidade Mayrlan Avelar, assessora da Secretaria Adjunta em Saúde, representante da Secretária Municipal de Saúde (Semus). “Cada um aqui dentro da sua área faz o cuidado integral ao paciente. Nada mais emblemático do que esta semana para representar aquilo que somos de direito”, discursou
Encaminhamentos – Durante a solenidade, foram encaminhadas duas proposições do legislativo municipal. Além da iniciativa da realização do painel, Penha foi autor de moção de aplausos à ABEn.
Já o vereador Dr. Gutemberg (PSC) fez uma indicação e um requerimento ao Governo do Estado e a Prefeitura, respectivamente, no sentido de implantar o novo piso salarial para a categoria.
“Nunca estive em uma solenidade com tantos representantes da enfermagem. Acho que se a enfermagem no Maranhão já é forte, este dia é simbólico para demonstrar essa força. Por isso, a implantação desse piso é tão necessária e nossa função enquanto parlamento vamos exercer na plenitude”, declarou Gutemberg.
Fonte: Câmara Municipal de São Luís