Realizar ações de natureza informativa, integrativa e educacional, com fins à promoção e prevenção da saúde mental dos servidores da Câmara Municipal de São Luís. Este é o foco da I Semana de Saúde Mental, que será realizado no fim deste mês, na casa legislativa. O evento é uma iniciativa da Diretoria de Comunicação, por meio do Departamento de Comunicação Organizacional e tem como público alvo, os funcionários.
“Este momento tem o intuito de sensibilizar e promover ações que demonstrem a importância da saúde mental para o ser humano e, especificamente, aos servidores da Câmara. Esse tipo de evento é importante por que conscientiza os servidores sobre os cuidados que todos devem ter em relação à saúde mental. Além disso, o evento é pensado, sobretudo, para a promoção da valorização dos funcionários, uma vez que uma saúde mental equilibrada se reflete em qualidade de vida e, consequentemente, em qualidade de trabalho”, destacou o técnico em Relações Públicas, Gersony Ramos.
No dia 24, das 9h às 11h, na Sala Vip, haverá Roda de Diálogo ‘Saúde mental: conceito de saúde mental, dinâmica de grupo temática e compartilhamento de experiências’. No momento será apresentado o conceito de saúde mental, haverá dialogo com os servidores, partilhamento de experiências e ações de integração com os servidores.
Dia 25, das 9h às 11h, na Sala VIP, a: Roda de Diálogo ‘A mulher no mercado de trabalho e Saúde Mental’. Na ocasião, serão discutidos os impactos negativos na saúde mental das mulheres provocados pelo trabalho; debate sobre fortalecimento de uma rede de apoio às mulheres em seus espaços de trabalho de forma a assegurar melhor saúde mental e bem-estar; partilhamento de informações para favorecer a saúde mental das mulheres em seus espaços de trabalho; e ações de integração dos servidores.
As rodas de conversas serão coordenadas pelos psicólogos da Câmara, Mauro Brandão e Ruan Ferreira; e a assistente social, Karoline Rocha.
O evento encerrará com a live “Falando de saúde mental: ansiedade, depressão”, que terá como convidado o médico e residente de Psiquiatria no Hospital Nina Rodrigues, Martinez Neto e moderação da assistente social da Câmara, Karoline Rocha, das 19h às 20 horas. “Essa live será o ponto alto do evento. Queremos estreitar o relacionamento com o público estratégico da Câmara e explicitar que saúde mental não é somente ausência de doenças ou questões psicológicas, mas, um conjunto de circunstâncias, que envolvem também questões sociais e políticas”, concluiu Gersony.
Pelas definições da Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade, além de ser capaz de harmonizar suas ideias e emoções. O termo é usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional.
(Secom)