Marcada para ocorreu no mês de abril, a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís, biênio 2023/24, continua movimentando os bastidores políticos do Palácio Pedro Neiva de Santana.


Neste momento, cinco vereadores se apresentam como pré-candidatos à sucessão do presidente Osmar Filho (PDT), cujo mandato encerra-se em dezembro de 2022.
O pedetista, cuja gestão tornou-se referência no Estado pelas ações de modernização implantadas, disputará uma das 42 vagas para a Assembleia Legislativa do Maranhão.
O primeiro a anunciar a sua pré-candidatura foi o vereador Paulo Victor (PC do B), atual 2º presidente da Mesa Diretora. O parlamentar, que não esconde possuir forte ligação com o Palácio dos Leões, movimenta-se publicamente em busca de apoios, ratificando diariamente o seu projeto de disputar a Presidência.
Em julho, durante entrevista ao programa Ponto Continuando, da Rádio Educadora AM, Dr. Gutemberg (PSC), 1º vice-presidente da Casa, confirmou que pretende concorrer ao cargo de presidente.
O médico exerce o seu quinto mandato e integra a base de apoio do prefeito Eduardo Braide (Podemos).
Exercendo o seu segundo mandato, tendo sido reeleito com a terceira maior votação na capital, ano passado, Raimundo Penha também já anunciou sua pré-candidatura.
Penha compõe a bancada do PDT e faz parte da base governista e, assim Gutemberg e Victor, movimenta-se bem em busca de apoios.
Na semana passada, conforme o editor do Blog noticiou com exclusividade, o vereador Aldir Júnior (PL), que também está no seu segundo mandato, confirmou suas pretensões presidenciais incentivado, de acordo com ele, por amigos parlamentares.
Ele é sobrinho do deputado federal Josimar de Maranhãozinho, pré-candidato ao Governo do Maranhão e que, além do PL, controla o Avante e o Patriotas no Estado.
Já esta semana, a vereadora Concita Pinto (PC do B), reeleita em 2020, afirmou, durante sessão plenária (veja Aqui), que pretende concorrer à sucessão de Osmar Filho.
Esposa do ex-deputado Jota Pinto, Concita, inclusive, convidou o vereador Ribeiro Neto (PMN), 3º secretário da Mesa, para figurar como candidato a 1º vice-presidente na chapa que ela pretende encabeçar.
Por Glaucio Ericeira