Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira (24), a Câmara Municipal de São Luís homenageou o Coronel Luis Magno Lima da Silva com o Título de Cidadão Ludovicense. A honraria foi proposta pelo vereador Paulo Victor (PSB) por meio do Decreto Legislativo n° 043/24. A cerimônia aconteceu no Plenário da Casa Legislativa e contou com a presença de parlamentares, autoridades da segurança pública, integrantes do Centro Tático Aéreo (CTA), além de amigos e familiares do homenageado.
Luis Magno é Coronel da Polícia Militar e Diretor do Centro Tático Aéreo do Maranhão, uma unidade de aviação pública que realiza operações de patrulhamento urbano, rural e ambiental, além de combate ao crime e resgate. O CTA é parte importante do sistema de segurança pública do Maranhão.
Durante a entrega do título, o presidente da Câmara, vereador Paulo Victor, destacou a contribuição de Magno Lima para a segurança pública do estado e sua atuação como líder. “Este é o último título de Cidadão Ludovicense que concedo nesta legislatura, e teria que ser ao senhor Magno, que desempenha um papel fundamental não apenas na gestão da segurança, mas também na vida das pessoas que o cercam”, afirmou.
O deputado federal Aluísio Mendes, que ajudou a criar o CTA, elogiou o profissionalismo e a liderança de Magno Lima. “Convivi com ele por quase 20 anos e nunca o vi elevar a voz. Liderança não se exerce gritando, é uma condição natural que ele possui”, destacou.
Em seu discurso de agradecimento, Luis Magno expressou sua gratidão por São Luís, cidade que o acolheu desde os 17 anos, e onde ele construiu sua carreira e amizades. “Consagrando toda essa trajetória, sirvo há 25 anos no Centro Tático Aéreo. Esta cidade fez muito por mim”, declarou.
A mesa de honra da solenidade foi composta por autoridades estaduais e profissionais da segurança pública, como o vereador Álvaro Pires (PSB); o deputado federal Aluísio Mendes; a secretária chefe do gabinete do governador, Luzia Waquim; o irmão do homenageado e delegado Eliezer Lima; e o comandante adjunto do Corpo de Bombeiros, Francisco dos Anjos.
Natural de Santo Amaro do Maranhão, Luis Magno ingressou na Polícia Militar em 1994 e participou da criação do CTA. Desde 2019, ele é o comandante da unidade. Magno é casado e pai de quatro filhos.