A Câmara Municipal de São Luís realiza, nesta sexta, 6, a partir das 10h, sessão solene para entrega de Título de Cidadão Ludovicense a Dom Gilberto Pestana, atual arcebispo da capital. A homenagem será concedida a partir de proposição de autoria do vereador Daniel Oliveira (PL), reconhecendo suas contribuições para a cidade de São Luís e sua população.
“Como vereador, entendo que o título de cidadão ludovicense é uma honraria importante que reconhece o legado de pessoas que, mesmo nascidas em outros municípios, contribuíram e contribuem com a nossa sociedade e com a nossa capital. O sr. Gilberto Pestana, atual Arcebispo de São Luís é uma dessas pessoas que presta um serviço de assistência com excelência à população Ludovicense”, destaca o parlamentar
Conheça a história de Dom Gilberto
Dom Gilberto Pestana tem 64 anos e nasceu na cidade de Boim, no estado do Pará. Ele estudou Filosofia na Universidade Federal do Pará e no Instituto de Pastoral Regional ([PAR), onde também cursou Teologia. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 27 de julho de 1985, na paróquia Cristo Libertador de Santarém, também no Pará.
Dom Gilberto Pestana Oliveira é mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum,
em Roma. Paraense, Dom Gilberto estava à frente da Diocese de Crato, no Ceará, mas conhece bem o povo e a cultura do Maranhão. Ele foi bispo da Diocese de Imperatriz entre os anos de 2005 e 2016. Durante seu ministério em Imperatriz, Dom Gilberto serviu ao Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como referencial para Liturgia, para as CEBs e os leigos, de 2005 a 2016. Entre 2010 e 2015, foi presidente do Regional.
Em 18 de maio de 2016, o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor da diocese da cidade de Crato, no Ceará. Sua apresentação aconteceu na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, no dia 17 de julho de 2016. Dom Gilberto exerceu o ofício de bispo coadjutor até sua nomeação como bispo diocesano, em 28 de dezembro de 2016.
Desde então, Dom Gilberto é bispo referencial para a Liturgia e para as CEBs no Regional Nordeste 1 da CNBB.
Dom Gilberto foi nomeado no dia 2 de junho de 2021 depois do Papa Francisco acolher o pedido de renúncia, por idade, de Dom Belisário, que deixa a Arquidiocese de São Luís aos 75 anos.
Secom