Na última segunda-feira (1º), o juiz Felipe Damous do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA) foi entrevistado pela jornalista Elda Borges no programa ‘Café com Notícias’ da TV Assembleia. Durante a conversa, Damous abordou a crescente aplicação da Inteligência Artificial (IA) no Poder Judiciário, destacando tanto os benefícios quanto os cuidados necessários para sua implementação eficaz.
Felipe Damous afirmou ser um entusiasta da IA, mencionando seu intenso estudo sobre a temática para aplicá-la da melhor forma possível no TJ/MA. “Estamos acompanhando, hoje, uma evolução da IA em todas as áreas, trazendo muitos benefícios, mas precisamos ter cuidados com sua aplicação, sobretudo no Judiciário”, advertiu.
O juiz ressaltou que o Judiciário brasileiro está entre os setores que mais rapidamente estão adotando a IA, particularmente a IA generativa, devido à sua capacidade avançada de análise de dados, compreensão de contextos e produção textual. “O Judiciário se beneficia muito da IA porque tratamos muito disso no trabalho cotidiano. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), temos mais de 80 milhões de processos em tramitação. Somos o Judiciário mais abarrotado do mundo e com os juízes mais produtivos por consequência”, destacou.
Damous citou exemplos de automação já em uso no Judiciário, como o robô “Vítor” do Supremo Tribunal Federal (STF), que faz a triagem dos processos com repercussão geral para facilitar o julgamento. No Maranhão, ele mencionou o laboratório de inovação do TJ/MA e o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), que desenvolveram o robô “Clovis” para triagem processual. “Isso agiliza muito”, esclareceu.
Apesar dos avanços, o juiz Felipe Damous enfatizou a importância de usar a IA de forma responsável, especialmente no combate à desinformação e fake news, um desafio crescente no período eleitoral. Ele destacou a regulamentação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesse sentido. “Temos que incentivar o combate às fake news. Precisamos, cada vez mais, utilizá-las da forma mais adequada possível”, acentuou.
Felipe Damous finalizou a entrevista ressaltando os resultados positivos da aplicação da IA no Judiciário. “Já vemos o aumento da produtividade geral e a otimização dos serviços. Claro que ainda temos muito a percorrer. Uma pesquisa recente revela que o Judiciário aumentou em 25% o uso de IA, comparado com o ano de 2023. Vamos evoluir mais ainda, com certeza. Esse é um caminho sem volta”, concluiu.
O programa ‘Café com Notícias’, apresentado pela jornalista Elda Borges, é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).