No programa ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (6), na TV Assembleia, a apresentadora e jornalista Elda Borges recebeu a diretora de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Isabelle Passinho, que falou sobre os desafios da mobilidade no estado.
“Você ser mulher na sociedade atual já é um desafio, mas quando você recorta isso para mulheres com deficiência vai tendo o que chamamos de camadas de barreiras, que vão se sobrepondo. Então, as mulheres com deficiência, de maneira geral nessa escala, acabam apresentando uma vulnerabilidade maior e enfrentando desafios maiores ainda para ocupar o seu espaço”, ressaltou.
Isabelle Passinho falou sobre o Projeto Travessia, desenvolvido pelo governo do Estado, que atende pessoas com deficiência, idosos, que estão em tratamento de saúde, entre outros, de baixa renda, que precisam se deslocar diariamente e dependem do transporte público, e que em sua maioria não estão em condições de atender a essas pessoas. A iniciativa está presente em 40 municípios e realiza diariamente mais de 400 viagens.
De acordo com a diretora da MOB, entre outras dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência, estão o grande número de calçadas construídas de maneira inadequada ou que nem existem, a falta de rampas, a falta de sinalizações sonoras, a falta de piso tátil, entre outras.
Sobre o reconhecimento de sua trajetória, Isabelle Passinho afirmou, que ser um referencial para outras mulheres, para meninas com deficiência, mostrando que elas podem ser o que quiserem e que podem e devem ocupar todos os espaços, é o sentido da sua luta.
“Preparar as próximas gerações para que, quando elas crescerem, possam ver mais pessoas como nós em espaços de decisão, ocupando os lugares, sendo aquilo que elas desejam ser”, destacou.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal17; e Sky, canal 309).
Fonte: Agência Assembleia