No programa ‘Café com Notícias’ da TV Assembleia, desta quarta-feira (12), a jornalista Elda Borges recebeu convidados especiais: José Inaldo Ferreira, presidente da Associação Folclórica Bumba-boi da Maioba, e Marquinhos da Pindoba, cantador oficial da manifestação cultural. Em um bate-papo descontraído, eles discutiram a longa trajetória e as novidades do grupo mais antigo do sotaque de matraca ou da ilha, o Bumba Meu Boi da Maioba.
José Inaldo Ferreira destacou a rica história do grupo, que completou 127 anos, conforme pesquisa do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. “Em 1997, comemoramos nosso centenário. Desde então, temos cumprido a nossa missão de levar alegria para o povo por onde passamos. Essa responsabilidade de fazer a alegria do público é o que nos motiva”, afirmou.
Marquinhos da Pindoba, atual cantador do Bumba Meu Boi da Maioba, falou sobre a responsabilidade de manter a tradição e a alegria do público. “Comandar o batalhão é uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, um prazer imenso. É uma honra defender um legado tão esplendoroso de grandes cantadores como o Chiador. Cuido muito da minha voz para garantir que posso sempre dar o meu melhor”, disse Marquinhos.
José Inaldo enfatizou que a interação com o público é um dos grandes diferenciais do Bumba-boi da Maioba. “Nosso público é fiel e nos acompanha por onde vamos. Muitas vezes, querem que sejamos a última atração dos arraiais, mas o boi tem que começar para poder encerrar. Fazemos sempre um grande arrastão, contagiando todos ao nosso redor”, destacou.
Além das festividades juninas, o Bumba Meu Boi da Maioba mantém suas atividades ao longo de todo o ano. “A nossa programação no terreiro começa em março e se intensifica de maio a junho, com poucos fins de semana sem atividades. Contamos também com uma loja no Shopping Rio Anil, onde disponibilizamos souvenirs e instalamos um museu com nossa história durante esse período”, revelou José Inaldo.
Fundado em 1897 pelos moradores do povoado Bom Negócio, na localidade de Maioba, zona rural da Ilha de São Luís, o Bumba Meu Boi da Maioba é reconhecido como o grupo mais antigo do sotaque da ilha, também conhecido como boi de matraca. Sua longa história e tradição continuam a inspirar e alegrar gerações, mantendo viva uma das mais importantes manifestações culturais do Maranhão.
Para quem deseja conhecer mais sobre essa rica tradição cultural, a entrevista completa com José Inaldo Ferreira e Marquinhos da Pindoba está disponível no canal da TV Assembleia, exibida de segunda a sexta-feira, às 9h, com apresentação de Elda Borges.
O ‘Café com Notícias’ vai ao ar na TV Assembleia pelo canal aberto digital 9.2, Maxx TV (canal 17) e Sky (canal 309), trazendo sempre histórias inspiradoras e informações relevantes para a comunidade.