No programa ‘Café com Notícias’ da TV Assembleia, o médico cardiologista Serafim Júnior alertou para o crescimento alarmante da hipertensão entre os jovens e destacou os fatores e ações preventivas necessárias para combater essa epidemia de saúde pública.
De acordo com o especialista, nos últimos 20 a 30 anos houve um aumento progressivo no número de diagnósticos de hipertensão. “Eu posso dizer que temos uma epidemia de uma doença cardiovascular, com 21% a 30% da população mundial sofrendo dessa condição”, afirmou o médico.
Serafim Júnior ressaltou que a hipertensão não é mais apenas uma doença genética, mas é amplamente derivada de fatores como a Síndrome Metabólica e a Resistência Insulínica. Ele alertou que a doença está atingindo cada vez mais os jovens, o que é preocupante para a saúde pública.
O cardiologista enfatizou a importância de hábitos saudáveis, boa alimentação, peso adequado e prática regular de atividades físicas como formas eficazes de prevenção e tratamento não farmacológico, que, segundo ele, pode resolver até 90% dos casos de hipertensão.
O programa ‘Café com Notícias’, apresentado por Elda Borges, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).