A venda direta de etanol para postos de combustíveis, autorizada por decreto do governo estadual em fevereiro, foi tema do programa Café com Notícias desta terça-feira (25), na TV Assembleia. O presidente do Sindicato dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Álcool do Maranhão (Sindicanálcool), Milton Campelo, explicou os impactos da mudança e garantiu que os consumidores sentirão a diferença nos preços a partir dos próximos meses.
“Esse é um fator que o nosso consumidor ainda não está percebendo no dia a dia, essa diferença no preço. Mas, a partir de maio, junho, isso vai acontecer. As nossas indústrias de cana-de-açúcar passarão a moer toda a produção e a oferta vai acontecer”, afirmou Campelo.
Etanol ainda é pouco competitivo no Maranhão
Durante a entrevista, o presidente do Sindicanálcool destacou que, em estados como São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás, o etanol já é amplamente utilizado pelos motoristas, sendo o combustível mais vendido. No Maranhão, no entanto, o cenário é diferente devido à relação de preço com a gasolina.
“Tradicionalmente, o nosso consumidor faz uma conta. Ele acha que só dá para comprar etanol quando o preço tem diferença de 70% da gasolina. Mas, tecnicamente, isso já está superado, até por causa da evolução dos veículos flex”, observou Campelo.
A expectativa do setor é que, com a venda direta, o etanol fique mais competitivo, incentivando seu consumo no estado.
Redução de custos e impacto no mercado
Segundo Campelo, a medida adotada pelo governador Carlos Brandão é um avanço para o setor, pois reduz os custos de transporte e aumenta a competitividade do etanol.
“O que vai mudar agora é uma decisão do governador Carlos Brandão, a quem agradecemos tanto, assim como a toda sua equipe da Secretaria de Indústria e Comércio, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Agricultura e Casa Civil. Foi um trabalho bastante harmônico e articulado entre o nosso setor e os atores do Estado. Quando o governador toma a decisão de assinar o decreto da venda direta, ele está reduzindo o custo de frete”, explicou.
Além disso, Campelo garantiu que a mudança trará benefícios diretos para o consumidor. “Eu estou assumindo aqui, em nome das nossas unidades produtivas, que o preço vai cair e vai ficar abaixo dos 70% do valor da gasolina!”, afirmou.
O programa Café com Notícias, apresentado pela jornalista Elda Borges, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h30, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).