A partir desta terça-feira, os eleitores do Maranhão podem acessar diversos serviços do cadastro eleitoral, que foi reaberto após o fechamento temporário para a realização das eleições. Disponível tanto presencialmente nos cartórios eleitorais quanto online pelo portal do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), o cadastro oferece opções de regularização e atualização do título de eleitor.
Entre os serviços oferecidos estão a emissão do primeiro título (alistamento), mudança de domicílio eleitoral (transferência), alteração de dados pessoais, mudança de local de votação e reativação de títulos cancelados. O cadastro eleitoral estava suspenso desde 8 de maio, em cumprimento à legislação eleitoral que determina o bloqueio 151 dias antes do pleito.
Em São Luís, o atendimento presencial acontece de segunda a quinta-feira, das 13h às 19h, e na sexta-feira, das 8h às 14h. Nos demais municípios, o atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Os eleitores devem comparecer com documentos originais, como identidade com foto e comprovante de residência. Para homens com 19 anos tirando o título pela primeira vez, é também necessário apresentar o certificado de reservista.
Autoatendimento Online
Para quem optar pelo autoatendimento online, o processo pode ser iniciado no site www.tre-ma.jus.br, onde eleitores podem enviar documentos e realizar o acompanhamento do pedido. O atendimento digital exige o envio de uma foto do eleitor segurando seu documento de identidade, além dos arquivos de identidade, comprovante de residência e, se necessário, comprovante de quitação com o serviço militar. Todos os arquivos podem ser enviados em formato PDF, JPG ou PNG.
Em casos de pendências, como multas eleitorais, o requerente deve efetuar o pagamento antes de iniciar o processo de cadastro. No formulário, é obrigatório informar pelo menos um telefone para contato, pois, caso sejam necessárias informações adicionais, a Justiça Eleitoral entrará em contato para completar o pedido.
Após a análise dos documentos e verificação da identidade do eleitor, o status do pedido pode ser consultado no site do TRE-MA. Se deferido, o eleitor pode baixar o aplicativo e-Título e acessar a versão digital do documento. Em caso de indeferimento, o eleitor pode complementar as informações pendentes entrando em contato com o cartório eleitoral local por telefone ou e-mail.
A reabertura do cadastro eleitoral traz mais comodidade aos eleitores, oferecendo atendimento descentralizado e digital para quem busca manter seu título de eleitor atualizado e regular.