O Bloco dos Defiças, iniciativa do Instituto Maranhense de Deficientes Visuais (IMDV), segue ganhando força e se consolidando como um dos grandes símbolos da inclusão no Carnaval do Maranhão. Em entrevista ao programa Diário da Manhã, da Rádio Assembleia (96,9 FM), transmitido também pela TV Assembleia, o presidente do instituto, Etevaldo Santos, compartilhou detalhes da programação para este ano.
Com apresentações marcadas para esta sexta-feira (28) no circuito Vem pro Mar, na Avenida Litorânea, e no dia 3 de março na cidade de Bacabal, o bloco tem atraído um número crescente de participantes a cada edição. “Nosso bloco abre espaço para a representatividade das pessoas com deficiência no Carnaval de São Luís, mas não de forma exclusiva. Ele nasceu para garantir que todos possam brincar juntos”, destacou Etevaldo.
Criado com o objetivo de promover acessibilidade cultural e fortalecer a inclusão na folia, o Bloco dos Defiças iniciou suas atividades com apenas 50 integrantes e, hoje, já reúne mais de 130 participantes. Além da música e da festa, a iniciativa também reforça a importância da acessibilidade em eventos públicos, com espaços adaptados e intérpretes de Libras para garantir a participação de todos.
A entrevista foi conduzida pelo radialista Henrique Pereira e ressaltou o crescimento do bloco, que, além de ser um espaço de celebração, também levanta discussões sobre a importância de políticas públicas voltadas à inclusão. “Nosso objetivo é garantir que ninguém fique de fora da festa mais popular do Brasil”, concluiu o presidente do IMDV.
O Diário da Manhã vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia e pela TV Assembleia, além do canal do YouTube da emissora.