O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e abrange quase 24% do território nacional. Com 40% da área sendo composta por paisagens abertas, ele funciona como um grande coletor de água. Contudo, um estudo publicado em 4 de novembro de 2023 na revista Regional Environmental Change mostrou que as bacias hidrográficas do bioma brasileiro estão secando e perdendo a sua capacidade de abastecer os principais rios brasileiros.
Estima-se que o Cerrado forneça cerca de 70% da água do rio São Francisco e 47% do rio Paraná, além de abastecer o Madeira, o Araguaia, o Tocantins e o Xingu. A pesquisa buscou entender quanta água tem entrado em 13 bacias hidrográficas do Cerrado a partir das chuvas e quanta água tem saído devido à evapotranspiração (processo que combina a perda de água no solo por evaporação e a perda pela transpiração das plantas), sendo devolvida à atmosfera.
Esse processo gera um ciclo perene eficiente para reaproveitar a água. “Nossos resultados, nesse sentido, são preocupantes, pois indicam que esse ciclo está desequilibrado”, afirmou o engenheiro ambiental César de Oliveira Ferreira Silva, primeiro autor do artigo, ao Jornal da Unesp.
Ao longo de 20 anos, foi observada uma redução do volume de chuvas em todas as regiões do bioma. Em 2001, o acumulado médio de chuva geral foi de aproximadamente 1.400 milímetros (mm), e, em 2019, cerca de 1.000 mm. Já o índice médio de evapotranspiração subiu para quase 1.000 mm em 2019, comparado a cerca de 600 mm ao ano até 2001.