O alerta vermelho está aceso em relação aos casos de varíola dos macacos (monkeypox) que já são 13 confirmados no Maranhão, e mais 31 outros casos suspeitos estão sendo investigados.
Só na capital São Luís, são 9 dos confirmados: 1 caso em Pindaré-Mirim, em Timon 1 caso e mais dois confirmados em Santa Inês. Onde a maioria está entre pessoas com idade de 30 a 39 anos, um com idade de 20 anos e outro com idade de 29 anos.
Também chama a atenção o fato de que, em todos os casos confirmados, os pacientes são do sexo masculino e apresentaram os seguintes sintomas: erupção cutânea aguda, febre de início súbito, cefaleia, dor nas costas.
Os casos suspeitos estão sendo investigados em 12 municípios. São 18 adultos, oito adolescentes, quatro crianças e um idoso. Veja a lista dos municípios com casos suspeitos.
Bom Jardim – 1 caso suspeito, Buriticupu – 1 caso suspeito, Miranda do Norte – 1 caso suspeito, Monção – 1 caso suspeito, Paço do Lumiar – 1 caso suspeito, Timbiras – 1 caso suspeito, Vitória do Mearim – 1 caso suspeito, Serrano – 2 casos suspeitos, Santa Luzia – 2 casos suspeitos, São José de Ribamar – 2 casos suspeitos, Imperatriz – 4 casos suspeitos, São Luís – 14 casos suspeitos.
As pessoas que apresentarem sintomas e que morem na região metropolitana de São Luís, que possam apresentar sintomas aparentes de varíola dos macacos, podem procurar as Unidades Básicas de Saúde, de gestão municipal, o Hospital Carlos Macieira e o Hospital da Ilha. No interior do estado, além das UPA’s, a população pode buscar atendimento nos seis hospitais macrorregionais. Todas as unidades hospitalares mencionadas têm leitos de isolamento
Importante enfatizar que quanto mais rápido procurar atendimento médico, fica fácil investigar e isolar o paciente, caso as suspeitas sejam confirmadas, evitando assim a proliferação da doença.