A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, nesta terça-feira (25), um requerimento apresentado pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB), para a realização de uma Sessão Solene em homenagem aos 40 anos da Redemocratização do Brasil. A solenidade ainda não tem data e horário definidos, mas será um marco na celebração da retomada da democracia no país.
O evento visa reconhecer a importância da redemocratização, que teve início em 1985 com a posse do primeiro presidente civil após o período de governos militares, José Sarney. Esse momento foi fundamental para a consolidação das instituições democráticas e resultou na promulgação da Constituição Federal de 1988, considerada um dos maiores avanços na garantia de direitos e liberdades aos brasileiros.
Homenagem à democracia
Ao justificar a proposição, Iracema Vale destacou a relevância do período conhecido como Nova República e seu impacto na história do Brasil. “Este período se iniciou com a posse de José Sarney como primeiro presidente civil após os governos militares, consolidando as instituições e garantindo direito e liberdade aos brasileiros”, afirmou a parlamentar.
A iniciativa da Assembleia Legislativa do Maranhão segue a mesma linha da Câmara dos Deputados, que também realizou, este mês, uma Sessão Especial no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília, para homenagear os 40 anos da redemocratização. O marco histórico é celebrado oficialmente em 15 de março, data em que Sarney assumiu a presidência do país após 21 anos de regime militar.
Com a Sessão Solene, a Alema reforça seu compromisso com a valorização da democracia e a importância da memória histórica para as futuras gerações. A expectativa é que o evento conte com a participação de autoridades, parlamentares e personalidades que vivenciaram e contribuíram para a redemocratização do Brasil.