Na terça-feira (14), Daniel Itapary Brandão foi aprovado em uma sabatina realizada na Assembleia Legislativa do estado do Maranhão para preencher a vaga aberta no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), em decorrência da aposentadoria do Conselheiro Edmar Serra Cutrim.
Filho do ex-prefeito de Colinas Zé Henrique Brandão e sobrinho do governador do Maranhão Carlos Brandão (PSB), Daniel foi sabatinado por pelo menos 13 deputados integrantes da Comissão Especial criada para tratar do assunto.
Daniel tem 37 anos, é advogado e atualmente ocupa o cargo de Secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais do Maranhão. Como o único candidato inscrito para a vaga no TCE-MA, ele passou pela sabatina e foi aprovado pelos deputados que integram a Comissão Especial após responder todas as perguntas.
Nesta quarta-feira (15), o Plenário da Assembleia Legislativa do estado do Maranhão aprovou com votação aberta e nominal, o Projeto de Decreto Legislativo 003/2023 em sessão extraordinária, oficializando a indicação de Daniel Brandão para a vaga na Corte de Contas do TCE-MA. O projeto deverá ser encaminhado ao Poder Executivo, e a governadora em exercício do Maranhão, Iracema Vale (PSB), deverá fazer a nomeação.
Daniel agradeceu a confiança dos parlamentares e afirmou que cumprirá a nova missão com responsabilidade e respeito às normas legais. Além disso, enfatizou a importância do TCE para o controle de gastos e fiscalização do uso das verbas públicas, e isso reflete a relevância da instituição no contexto do estado do Maranhão.
“Pretendo buscar novos meios de melhorar a atuação do Tribunal de Contas junto à sociedade. Acredito que um maior diálogo, não só entre os membros, mas também entre o próprio TCE e os demais órgãos da administração, seja um bom caminho e uma boa forma de atuação. E, assim, pretendo conduzir a minha atuação no Tribunal”, garantiu.