O programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, recebeu, nesta terça-feira (25), a coordenadora do Serviço de Triagem da Apae de São Luís, Rosilene Cutrim Froz, para falar sobre a ampliação do diagnóstico de doenças pelo Teste do Pezinho, que agora passa a incluir a testagem de toxoplasmose.
Segundo explicou Rosilene Cutrim Froz, a ampliação da testagem está em conformidade com a Lei 14.154, que estendeu o rastreamento de doenças no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).
O Teste do Pezinho é parte do PNTN e rastreia uma série de doenças e condições congênitas que, identificadas no início da vida, podem fazer a diferença nos índices de mortalidade infantil e no desenvolvimento saudável da criança.
“Com essa nova adição ao Teste do Pezinho, a Apae de São Luís reforça o seu compromisso com a promoção da saúde neonatal e consolida-se como uma instituição de referência no estado. Além disso, a inclusão da testagem de toxoplasmose amplia as possibilidades de diagnóstico precoce de doenças e possibilita o início do tratamento adequado”, declarou.
Em 2022, segundo dados apresentados por Rosilene Froz, o Maranhão realizou 79.359 Testes do Pezinho. Neste ano, até o mês de maio, foram 33.521 testes.
A coordenadora do Serviço de Triagem da Apae de São Luís reforçou não somente a importância de realizar o teste, mas de os pais ou responsáveis retornarem ao local onde realizaram a coleta para receber o resultado e, se for o caso, ter um diagnóstico precoce, que possibilitará o início do tratamento adequado. Após a coleta, os resultados dos testes saem em até cinco dias úteis.
Rosilene Cutrim Froz informou, também, que o Teste do Pezinho deve ser idealmente feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida do recém-nascido. Em São Luís, a coleta para o teste pode ser realizada na Apae, nas maternidades públicas e em várias unidades de daúde cadastradas. Em outras cidades do Maranhão, deve-se procurar a Apae ou uma unidade de saúde.
Apresentado pela jornalista Elda Borges, o programa ‘Café com Notícias’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Fonte: Agência Assembleia