Em São Luís, só mesmo na área Itaqui-Bacanga para se presenciar um PLENÁRIO COMUNITÁRIO de moradores e autoridades em plena praça pública, é difícil acontecer? É difícil sim, principalmente numa terça-feira num final de tarde, mas na região Itaqui-Bacanga aconteceu e foi na praça pública da Vila Dom Luís-Viva Vila Dom Luís Memorial Candido Correa Santos. É isso mesmo, pela primeira vez se presenciou na história das comunidades de São Luís uma AUDIÊNCIA PÚBLICA realizada por segmentos comunitários em plena praça pública, é verdade, aconteceu na área Itaqui-Bacanga, o Movimento MACAIB – Centro Matriz das Comunidades em parceria com a Rádio Bacanga FM e outras instituições da região, por sua Edição o ALERTA GERAL AS COMUNIDADES, realizou na última terça-feira(7), Audiência Pública em modelo de Plenário Comunitário como Tribuna Livre para os moradores se manifestarem diante das ausências de políticas públicas, foi um momento histórico que ficou marcado na página das comunidades não só da região Itaqui-Bacanga como da grande ilha, pois moradores e famílias perante as autoridades, discutiram e encaminharam os problemas que lhes afligem.
O melhor é que o Plenário Comunitário os acordou, o Alerta Geral às Comunidades foi firme para os moradores se conscientizarem na defesa dos seus direitos, famílias, cidadãos e sociedade estão conscientizados, organizados e contagiados para alcançarem o que lhes são garantidos pela Constituição Federal até porque a região Itaqui-Bacanga é uma cidade portuária dentro da capital do Maranhão como a principal alavanca de recursos para o seu município mãe e uma das principais para a União e Estado.
Além do recolhimento tributário, os recursos de compensação saem em montantes da região, e isso requer uma profunda reflexão o porque de tanta omissão pública, o tratamento no que diz respeito o desprovido com essa importante região. JÁ VIU SE ELA NÃO FOSSE UM POTENCIAL ECONÔMICO?
Na última terça-feira(7) no Viva Vila Dom Luís Memorial Candido Correa Santos/Praça da Vila Dom Luís, moradores e lideranças da região Itaqui-Bacanga com autoridades, discutiram e encaminharam em Audiência Pública, as problemáticas em relação as áreas de risco, infraestrutura geral no que se refere melhoria de ruas, áreas de lazer, abastecimento de água, transporte público, sinalização do transito, acessibilidade, mobilidade e meio ambiente. Saúde, educação, fomento, trabalho e renda, praça de alimentação, comercio informal e etc…
Na Audiência Pública como um rico PLENÁRIO COMUNITÁRIO, os moradores não só apresentaram, discutiram e encaminharam suas demandas de ordem pública defendendo os seus direitos, como também aproveitaram para criticarem construtivamente o poder público em não enxergar e se preocupar com os montantes de problemas causados pela ausência de políticas públicas, o que não foi diferente das lideranças Luís Augusto, Diretor da Radio Bacanga FM, Alex Kenedy do Podcast De Boa e seu Inaldo, lideranças do Sá Viana, Antônio, liderança da EIT, Osvaldo Feliciano (Micharia) *, *Prª. Aliete Dutra, Pr. Cícero Jorge e o Sr. Evanilson Nascimento (Gaguinho) *, lideranças da Vila Embratel, *Maria José e Carlos Henrique “Capal”, lideranças da Vila Dom Luís, Rita, liderança da Vila Bacanga, Morena, Rosélia e Roseane Martins, coordenadoras de Núcleos de Base do Anjo da Guarda, Suelma e Profª. Antônia, Coordenadoras de Núcleos Microrregionais e tantas outras lideranças das comunidades como João Gonçalves, Conselheiro Tutelar, que se manifestaram assim como vários moradores todos focaram bastante a respeito da importância da região Itaqui-Bacanga para o Maranhão e principalmente para a capital o município mãe, observados pelas autoridades receberam o reforço do ativista, sindicalista, radialista e advogado Dr. Josimar Pinheiro que em apoio à Coordenação Executiva Geral do Movimento MACAIB – Centro Matriz das Comunidades e instituições parceiras da Audiência Pública, que também focou bastante a respeito da importância da região Itaqui-Bacanga conforme já citado, reforçou as críticas e que por não admitir tanto descaso público que afetam diretamente as famílias e os moradores, afirmou que essas demandas precisam de uma resposta imediata.
As autoridades, após assistirem o datashow, ouvirem moradores, lideranças e a assessoria jurídica da mesa auxiliando as comunidades, se sensibilizaram com a situação. O Sr. Alexssandro Nogueira, Superintendente da Defesa Civil, se propôs encaminhar de imediato medidas para tentar resolver as problemáticas das famílias em áreas de risco, as representações da SEMCAS senhoras Nathalia Durans e Denise Pinheiro, anotaram os encaminhamentos para acompanharem passo a passo as problemáticas das áreas de risco, o Sr. Éviton Marques da Rocha Defensor Público, Coordenador do Núcleo de Moradia da Capital pela Defensoria Pública, sensibilizado com a situação das famílias em moradia nas áreas de risco e das famílias em geral afetadas pela ausência das políticas públicas, se propôs pela Defensoria Pública encaminhar as demandas, acompanhar os encaminhamentos da plenária e afirmou que a Defensoria Pública não irá medir esforços junto aos agentes públicos e a mais quem for de direito para a busca de soluções das problemáticas marcadas pela ausência das políticas públicas, e assim, outras autoridades, lideranças e moradores que se manifestaram foram dentro de todos os eixos temáticos, discutidos e encaminhados.
No resumo final do encaminhamento, o auditório rico de moradores e lideranças encaminhou e a coordenação da mesa acatou uma agenda das comunidades para conversar cara a cara com o prefeito Eduardo Braide num curto intervalo para resolução das problemáticas, evitando maiores prejuízos por meio de protestos pacíficos na Avenida dos Portugueses, em outras avenidas da região Itaqui-Bacanga e nas das demais regiões de São Luís.
O evento foi um sucesso, para o abrilhantar e enriquece-lo ainda mais, outros ilustres ativistas estiveram presentes no Plenário Comunitário, dentre eles: Aldenor Severo ex Superintendente Federal substituto SFA Maranhão acompanhado do Pr. Wanderson Silva, Secretario do Instituto Social Crescer, o advogado, sindicalista e militante do PDT, Dr. Wennder Rocha irmão do senador Weverton Rocha, Vania Frazão e Raimunda Belfort militantes históricas e de movimentos sociais do PDT, e assim atores sociais e promotores culturais também se fizeram presentes como por exemplo D. Isabel do Sá Viana e tantos outros das mais diversas comunidades que não ficaram só no auditório, estavam por todos os cantos do Viva abrilhantando e enriquecendo a importante Tribuna Livre, o verdadeiro Plenário Comunitário das comunidades em discussão democrática consolidando a Audiência Pública do Alerta Geral as Comunidades.
A Coordenação Executiva Geral do Movimento MACAIB parabeniza a área Itaqui-Bacanga, a Vila Dom Luís por ter sediado, parabeniza os moradores pela oportunidade que tiveram e souberam aproveita-la para perante as autoridades apresentarem seus anseios. O Movimento MACAIB – Centro Matriz das Comunidades agradece também as autoridades pela presença, os parceiros como Rádio Bacanga FM que nunca fugiu da luta, Podcast De Boa, as instituições de representações comunitárias da Vila Dom Luís e de toda região que sempre tiveram respeito do Movimento MACAIB por não se curvarem diante dos assédios políticos por interesses que comprometam a luta em prol de um povo, pois os moradores, as comunidades, as lutas pela inclusão, justiça social e a defesa da garantia dos direitos humanos, sempre foram as causas da nossa bandeira de luta.
SEBASTIÃO SANTOS
A Força das Comunidades