A Capitania dos Portos do Maranhão deve um esclarecimento à sociedade maranhense por conta desse problemão que se transformou o ferryboat José Humberto.
A embarcação tinha sido autorizada pela Capitania dos Portos a circular fazendo a travessia entre São Luís e o Cujupe, mas foi impedida de operar pela própria Capitania dos Portos após recomendação do Ministério Público Federal (MPF).
Em seguida, a Capitania dos Portos emitiu nota se dizendo ser o órgão capaz para atestar a situação das embarcações e que após vistorias, testes e sanadas as pendência liberou a embarcação.
Mas falta a Capitania dos Portos explicar porque retirou a embarcação de operação se ela mesmo afirma que não existe pendências.
Ninguém entende o silêncio da Capitania dos Portos. Afinal a embarcação tem ou não condições de operar entre São Luís e o Cujupe. Afinal, a Capitania dos Portos precisa dizer se a embarcação é segura, se ela tem problemas, a embarcação ainda precisa de algum reparo? Enfim….
Para piorar a situação, o Governo do Maranhão tentou na Justiça mudar a situação, mas a Justiça Federal devolveu a batata à Capitania dos Portos que é quem tem de fato condições de liberar a embarcação.
Aliás, a Capitania dos Portos tem mesmo condição para isso? Então, porque permanece calada como se nada estivesse acontecendo?
Tem algo estranho que ninguém consegue entender….
Por Zeca Soares