Considerando os problemas de ordem econômica, social e principalmente ambiental que afligem a região, moradores e representantes de segmentos organizados das comunidades da área Itaqui-Bacanga, se reuniram ontem terça-feira(07) na Cidade Nova/Gapara, para avaliarem pontos estratégicos que serão inclusos na proposta de revisão do novo Plano Diretor de São Luís, os quais serão discutidos e entregues pelas comunidades na mais esperada audiência pública do poder legislativo a ser realizada no auditório da UFMA ainda esta semana ou no início da próxima. A urbanização, sustentabilidade urbana e gestão, foram temas discutidos na reunião como função social da cidade. Moradores e representantes na reunião de preparação para audiência pública do Plano Diretor a ser realizada na UFMA, se referiram sobre educação, saúde, segurança, enfim infraestrutura, planejamento e preservação do meio-ambiente, como sustentabilidade urbana dentro das funções sociais urbanistas.
Além desses tópicos, foram também discutidos o direito a propriedade e o cumprimento de sua função social. Na reunião, itens polêmicos como imóveis que não são utilizados e que podem servir para uso de interesse da sociedade e não apenas do proprietário, foram discutidos como sugestão na função social da propriedade visando a colaboração do bem-estar da população como um todo. Ainda na reunião, a degradação ambiental por parte de irresponsabilidade de empreendimentos e omissão pública, foi discutida sendo considerado como cemitérios de nascentes. O lençol freático de tanto comprometido por poluições, está prejudicando a saúde dos moradores que hoje não tem condições nem de tomar banho, a água dos poços artesianos foi discussão no que diz respeito a saúde da população. Na reunião, lideranças destacaram que será apresentada por Dr. Zagalo, uma planilha de impacto da poluição na mais esperada audiência pública do poder legislativo, repito, a ser realizada ainda esta semana ou no início da próxima no auditório da UFMA.
O Núcleo Micro Regional Gapara destaca o apoio das lideranças Maria Olinda, Mauro Macedo, Pr. Raylton Miranda e Jarbeth, na realização da reunião preparatória. Neste entendimento, parabéns aos moradores, lideranças e representantes de segmentos da região pela importância das suas presenças, pois não estão medindo esforços pela melhor qualidade de vida das suas comunidades.
Mais informações serão passadas na próxima edição “A Força das Comunidades”. Fiquem atentos.
SEBASTIÃO SANTOS
A Força das Comunidades
Parabéns, muito bom e animador vê a comunidade organizada lutando pelos seus direitos.