O Vaticano anunciou nesta sexta-feira (9) que a missa solene de posse do novo papa, Leão XIV, será realizada no próximo dia 18 de maio, às 10h (horário local, 5h em Brasília), na Praça de São Pedro, em Roma. A celebração marca o início oficial do pontificado do novo líder da Igreja Católica, que reúne cerca de 1,4 bilhão de fiéis ao redor do mundo.
Leão XIV é o nome papal adotado pelo cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, eleito nesta semana como o 267º papa da história da Igreja. Ele sucede o papa Francisco, falecido no último dia 21, e escolheu como lema episcopal In Illo uno unum (“Em um só somos um”), expressão inspirada em Santo Agostinho.
A programação dos primeiros compromissos do pontífice inclui uma reunião com os cardeais neste sábado (10), no Vaticano. Já no domingo (11), Leão XIV fará sua primeira aparição pública oficial, com uma oração e saudação aos fiéis a partir da sacada da Basílica de São Pedro.
A expectativa é de que a cerimônia de posse reúna líderes religiosos, autoridades de diversos países e milhares de fiéis na capital italiana.