Em entrevista concedida ao quadro Bastidores, do Bom Dia Mirante, o vereador Marquinhos (União Brasil) defendeu com veemência o envio imediato da nova Lei de Zoneamento Urbano de São Luís à Câmara Municipal. Para o parlamentar, a proposta é essencial para impulsionar o crescimento sustentável da capital maranhense, abrindo espaço para novos investimentos e melhor qualidade de vida.
“A Lei do Zoneamento precisa de urgência, pois poderá transformar São Luís em um polo de atração para novos moradores e empresários. Não podemos fechar a cidade para o mundo”, afirmou o vereador ao jornalista Clóvis Cabalau.
Além do tema urbanístico, Marquinhos também ressaltou o trabalho da comissão que atua na atualização do Regimento Interno da Câmara. Segundo ele, a modernização das regras internas é fundamental para tornar o Legislativo mais ágil e eficiente diante das demandas da população.
Quando questionado sobre uma possível candidatura à presidência da Câmara Municipal, o parlamentar disse que o foco atual deve ser nas pautas urgentes da cidade, embora admita que vem discutindo a possibilidade com aliados: “Esse debate está sendo antecipado, mas será amadurecido no momento certo”.
Sobre a relação com o prefeito Eduardo Braide, Marquinhos garantiu que a atuação da Câmara tem sido pautada pelo equilíbrio institucional: “Nosso foco é o povo. Temos buscado colaborar com o Executivo, sempre com responsabilidade e pensando no bem comum”.
Ainda na quinta-feira (8), o vereador esteve presente ao lançamento da obra de duplicação e urbanização da MA-204, na Grande Ilha, ao lado do governador Carlos Brandão. Com investimento superior a R$ 59 milhões, a obra integra a quarta etapa da Avenida Metropolitana e promete ampliar a mobilidade urbana da região.
“Essa é uma obra estratégica. Vai melhorar o trânsito, trazer mais segurança e beneficiar diretamente milhares de maranhenses”, destacou Marquinhos.
O vereador também exaltou a força política da Federação União Progressista — que reúne União Brasil e PP — destacando sua atuação robusta no Maranhão, com quatro deputados federais, mais de 50 prefeitos e seis vereadores só em São Luís. Ele acredita que a federação terá papel decisivo nas articulações eleitorais de 2026.