A greve dos ônibus em São Luís continua a impactar a rotina da população, e as propostas para solucionar a crise seguem gerando debates. Em um vídeo divulgado nesta terça-feira (18), o vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), reconheceu a coragem do prefeito Eduardo Braide (PSD) ao sugerir um projeto de lei que custeia viagens por aplicativos de transporte para os passageiros afetados. No entanto, Camarão argumentou que a medida não é a mais adequada para resolver o problema de forma efetiva.
O vice-governador defendeu que a solução deveria ir além e incluir a gratuidade do transporte coletivo. Ele citou o exemplo de Maricá (RJ), onde a prefeitura, administrada pelo PT, implementou a tarifa zero, garantindo transporte público gratuito para toda a população. Segundo Camarão, se há recursos para subsidiar as empresas de ônibus em quase R$ 100 milhões e, agora, para pagar viagens por aplicativos, também deveria haver para tornar o transporte coletivo totalmente gratuito. Além disso, ele lembrou que a tarifa zero para estudantes foi aprovada em plebiscito na última eleição municipal e cobrou sua implementação.
Outra alternativa sugerida pelo vice-governador foi a requisição administrativa dos ônibus, medida que permitiria à Prefeitura assumir temporariamente o controle da frota e garantir o transporte da população. Camarão citou como referência a gestão do ex-governador Flávio Dino, que adotou esse mecanismo para manter a operação dos ferryboats no estado. Ele sugeriu que servidores públicos, como guardas municipais e agentes de trânsito, poderiam ser mobilizados para operar os veículos durante a crise.
Além disso, o vice-governador alertou para a possível ineficiência da proposta de Braide diante da alta demanda de passageiros. Segundo ele, São Luís tem cerca de 1.600 táxis e pouco mais de 2.000 motoristas de aplicativos para atender mais de 600 mil usuários do transporte coletivo, o que tornaria a solução inviável em larga escala. “Fica aqui a minha sugestão como gestor e me coloco sempre à disposição do prefeito e de toda a população para que possamos encontrar melhores soluções para esse problema”, afirmou Camarão.
Por fim, o vice-governador defendeu a realização de uma nova licitação para o transporte público da capital, argumentando que a paralisação afeta diretamente trabalhadores, estudantes e toda a população que depende do serviço. “O problema precisa ser resolvido de uma vez por todas”, concluiu.
O debate sobre o transporte público em São Luís segue acalorado, e a população aguarda uma solução definitiva para a crise que já impacta o cotidiano da cidade.