Em entrevista ao programa Diário da Manhã, transmitido ao vivo pela Rádio e TV Assembleia nesta sexta-feira (31), o ex-deputado Joaquim Haickel celebrou os 190 anos da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). Durante a conversa com o jornalista Ronald Segundo, Haickel ressaltou a relevância da iniciativa da presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), em resgatar a trajetória do Parlamento Estadual.
Com uma longa história na política maranhense, Joaquim Haickel relembrou sua chegada à Assembleia em 1982, quando, aos 22 anos, foi eleito o deputado mais jovem daquela legislatura. “É uma data muito importante para o Parlamento Maranhense, onde passei quase a metade da minha vida. É um tempo memorável, que me orgulha e me honra. Elegi-me aos 22 anos, sendo o deputado mais jovem daquela legislatura, em 82, há 43 anos. Na época, fazia faculdade de Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA)”, destacou.
Filho do ex-presidente da Alema Nagib Haickel, Joaquim também relembrou sua atuação como deputado constituinte de 1988 e enfatizou a necessidade de preservar a história do Parlamento. “Essas histórias precisam ser resgatadas e mostradas para a nova geração. A Assembleia já teve várias sedes, como na Rua do Egito, e chegou a funcionar na Biblioteca Benedito Leite. Lembro-me de ver meu pai discursar lá”, relatou Haickel, que também atua como advogado, escritor, jornalista e cineasta.
A comemoração dos 190 anos da Alema reforça a importância da instituição para a história política do Maranhão. A iniciativa de resgate histórico promovida pela deputada Iracema Vale busca valorizar a trajetória do Parlamento e inspirar novas gerações de legisladores.
O programa Diário da Manhã vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; Sky, canal 309), além do canal oficial no YouTube.