A última semana de novembro começa com previsão de fortes chuvas concentradas no Nordeste brasileiro, especialmente no sul do Maranhão. As condições climáticas refletem o típico padrão de primavera-verão, marcado por temperaturas elevadas e pancadas intensas de chuva.
De acordo com especialistas, uma frente fria que atua entre o litoral da Bahia, Alagoas e Sergipe está impulsionando a formação de nuvens carregadas, criando um corredor de umidade que se estende até o sul do Maranhão e o Piauí. Isso resulta em maior potencial para temporais, especialmente entre esta segunda-feira (25) e terça-feira (26).
Meteorologistas alertam para o risco de chuvas com volumes elevados em curtos períodos, o que pode causar transtornos, como alagamentos e enxurradas. Regiões como o noroeste e oeste da Bahia, áreas do sertão de Pernambuco e a faixa entre o litoral norte baiano e Alagoas também estão sob o mesmo alerta.
A previsão indica que a intensidade das chuvas começará a diminuir apenas a partir de quarta-feira (27), mas até lá, os moradores das áreas mais afetadas devem manter atenção às condições meteorológicas e às orientações das autoridades locais.
A combinação de temperaturas em elevação e alta umidade mantém o cenário típico da transição entre as estações, ressaltando a importância de precauções diante de possíveis eventos climáticos extremos.