Estudantes que não puderam comparecer ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado neste domingo (3), terão a chance de solicitar a reaplicação do exame em casos específicos. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a reaplicação será nos dias 10 e 11 de dezembro, e é voltada para candidatos que enfrentaram problemas logísticos durante a aplicação ou que foram acometidos por doenças contagiosas descritas no edital. A seguir, saiba quem pode solicitar e como fazer o pedido de reaplicação.
Quem Tem Direito à Reaplicação
Estudantes que perderam o exame por problemas logísticos, como falta de energia elétrica, comprometimento da infraestrutura do local ou desastres naturais, podem solicitar a nova data. Além disso, candidatos diagnosticados com doenças contagiosas, como tuberculose, varíola, poliomielite, COVID-19, entre outras, e que estavam infectados na semana anterior ao exame, também têm direito à reaplicação. A lista completa de doenças está disponível no edital.
O período para solicitação de reaplicação é de 11 a 15 de novembro, exclusivamente pela Página do Participante. O candidato deve anexar documentos comprobatórios, como laudos médicos, atestados ou relatórios de autoridades locais no caso de desastres. Para casos de saúde, é necessário incluir o Código Internacional de Doenças (CID) e a assinatura do profissional responsável, além de identificação no Conselho Regional de Medicina (CRM).
O Inep analisará todas as solicitações individualmente. Apenas o envio da documentação não garante a aprovação, pois o pedido deve estar de acordo com as condições descritas no edital. Se o estudante estiver internado em um hospital, é necessário anexar declaração da unidade hospitalar, com informações sobre a disponibilidade para a realização da prova no local.
Provas de Reaplicação
As provas reaplicadas seguem o mesmo modelo da aplicação regular, com 180 questões de múltipla escolha nas áreas de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. Contudo, o tema da redação e as questões serão diferentes. A reaplicação ocorrerá em uma terça e quarta-feira, nos dias 10 e 11 de dezembro, e contará com recursos de acessibilidade como tradutor-intérprete de Libras e auxílio para leitura, mas não incluirá videoprova em Libras nem leitor de tela para deficiência visual.
Os resultados do Enem 2024, incluindo a reaplicação, serão divulgados em 13 de janeiro de 2025. Todas as informações sobre aprovação, local e horário para reaplicação estarão disponíveis na Página do Participante.