A coordenadora de promoção social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MA), Yolanda Gomes, foi a convidada do programa ‘Maranhão no Campo’ neste sábado (19). Em entrevista, ela abordou as ações do programa ‘Saúde da Mulher Rural’, que visa melhorar as condições de vida e saúde das trabalhadoras rurais do Maranhão.
“O objetivo do programa é melhorar as condições de vida e saúde das trabalhadoras rurais. Promovemos ações educacionais em saúde e garantimos que essas mulheres tenham acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde, em parceria com as secretarias de saúde”, explicou Yolanda. As iniciativas incluem desde a prevenção e diagnóstico precoce até a vacinação e orientação sobre temas como violência doméstica, além de um enfoque especial na prevenção de doenças como câncer de colo de útero, câncer de mama e infecções sexualmente transmissíveis.
Yolanda destacou a importância da conscientização e do empoderamento dessas mulheres, ressaltando que as ações educativas promovidas pelo Senar visam capacitar as trabalhadoras para que façam escolhas mais saudáveis. “A manutenção da saúde contribui para uma melhor qualidade de vida e, ao assumir a responsabilidade pela própria saúde e realizar regularmente os exames de prevenção, as mulheres se empoderam e se tornam agentes ativas na busca por uma vida saudável”, afirmou.
O programa ‘Maranhão no Campo’, que vai ao ar todos os sábados às 8h na TV Assembleia (canal 9.2 na TV aberta, canal 309.2 na Sky, e canal 17 na Maxx TV), oferece uma reprise aos domingos no mesmo horário, permitindo que um público ainda maior conheça as iniciativas voltadas ao desenvolvimento rural e à promoção da saúde das mulheres no campo.
Com ações que integram saúde e educação, o Senar/MA busca transformar a realidade das trabalhadoras rurais do estado, garantindo que o acesso à saúde de qualidade chegue a todos os cantos do Maranhão.