A Justiça Eleitoral recebeu 68 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular nas campanhas para os cargos de prefeito e vereador em todo o Brasil. As queixas foram registradas por meio do aplicativo Pardal, plataforma criada pela Justiça Eleitoral para que eleitores possam denunciar condutas ilegais nas campanhas eleitorais.
O desvio mais frequente envolve a fixação irregular de cartazes e faixas, com 11,8 mil registros. Em segundo lugar, estão as denúncias de uso de bens públicos para promoção de candidatos, somando 10,9 mil ocorrências. Já a propaganda irregular na internet contabilizou 8,4 mil queixas.
O estado de São Paulo lidera em número de denúncias, com 13.094 registros, seguido por Minas Gerais (10.128), Rio Grande do Sul (6.842) e Paraná (5.427).
Comparado às eleições municipais de 2020, que registraram 105 mil denúncias em dois turnos, o número atual sugere uma queda nas queixas até o momento, mas as eleições de 2024 ainda estão em andamento, e novas denúncias podem ser feitas.
Como denunciar
O aplicativo Pardal, disponível para dispositivos Apple e Android, permite que os eleitores denunciem irregularidades de forma simples e rápida. A plataforma é uma ferramenta importante para manter a integridade do processo eleitoral, permitindo que qualquer cidadão contribua para a fiscalização das campanhas.
O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para o dia 6 de outubro. Cidades com mais de 200 mil eleitores, onde os candidatos à prefeitura não alcançarem a maioria dos votos (metade mais um), podem ter um segundo turno, previsto para o dia 27 de outubro. Já a disputa para o cargo de vereador é decidida em turno único.