O Ministério Público do Maranhão (MPMA) dará início, na próxima quarta-feira (11), ao primeiro de seis Encontros Regionais de Revisão do Planejamento Estratégico 2021-2029. O evento, que será realizado no Hotel Residence, em Imperatriz, reunirá promotores de justiça da Região Tocantina e Sul do Estado, marcando o começo do processo de reavaliação do primeiro ciclo do plano estratégico.
Essa revisão faz parte de um projeto aprovado pela Comissão de Gestão do Planejamento Estratégico (CGPE), presidida pelo procurador-geral de justiça, Danilo José de Castro Ferreira, e está em conformidade com o Ato Regulamentar nº 26/2022, que determina que o Planejamento Estratégico Institucional (PEI) deve ser revisado a cada três anos durante o período de sua vigência.
O principal objetivo desses encontros é propor ações estratégicas alinhadas com os membros e servidores do MPMA, visando maior adesão das áreas finalísticas e administrativas às metas estabelecidas no Mapa Estratégico da instituição. As discussões serão realizadas em oficinas regionais, utilizando uma metodologia participativa e multifásica, com mesas de trabalho compostas por 10 participantes cada.
Os encontros regionais seguirão o calendário estabelecido pela Seplag (Secretaria de Planejamento e Gestão) e acontecerão nas seguintes datas e locais: Imperatriz (11/09), São Luís – capital (17/09), São Luís – Grande Ilha e Regionais da Baixada e Chapadinha (26/09), São Luís – Administração Superior e área administrativa (09/10), Bacabal (22/10) e Timon (31/10).
Um dos destaques desta revisão é a introdução do aplicativo “Planeja MP”, desenvolvido por Beatriz Nery, servidora da Secretaria de Planejamento e Gestão. O aplicativo visa otimizar o processo de deliberação, oferecendo rapidez e transparência na coleta de informações, além de criar um banco de dados que reduz custos operacionais.
Além disso, foi aprovada uma mudança na forma de atuação dos Centros de Apoio Operacionais (CAOs), que agora terão um papel mais ativo no suporte às áreas finalísticas, auxiliando no desenvolvimento de projetos estratégicos das promotorias de justiça, conforme os problemas diagnosticados em cada comarca.
Ao final dos encontros, espera-se a aprovação de 60 ações estratégicas para as áreas finalísticas e 14 para as áreas administrativas, que serão desenvolvidas nos próximos três anos através de planos de atuação e planos tático-operacionais.
Essa iniciativa reflete o compromisso do MPMA com a eficácia e a transparência no cumprimento de sua missão institucional, assegurando que suas ações estejam em sintonia com as necessidades e desafios enfrentados pela sociedade maranhense.