O comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Paulo Fernando Moura Queiroz, detalhou nesta sexta-feira (23), durante o programa ‘Em Discussão’ da Rádio Assembleia, o planejamento estratégico de segurança para as eleições de 6 de outubro de 2024. Em entrevista conduzida pelos radialistas Álvaro Luiz e Henrique Pereira, o coronel destacou a instalação oficial do Comitê de Segurança das Eleições em 13 de agosto, responsável por coordenar as ações de segurança em todo o estado.
Segundo o coronel Paulo Fernando, o Comitê, que funcionará de 60 dias antes até 15 dias após o pleito, atuará em conjunto com a Justiça Eleitoral do Maranhão para garantir um processo eleitoral seguro e transparente. “Este Comitê irá coordenar as ações de segurança e gerenciar os potenciais riscos ao processo eleitoral de 2024 no âmbito da Justiça Eleitoral do Maranhão, e contará com todo o apoio da nossa Polícia Militar”, afirmou.
Para garantir a tranquilidade das eleições em todos os 217 municípios maranhenses, a PMMA já concluiu seu planejamento operacional, que inclui o envio de reforços ao interior do estado e a mobilização de 7 mil policiais no dia da eleição. “No dia 6 de outubro, teremos 7 mil policiais trabalhando em todos os 217 municípios do nosso estado”, revelou o comandante.
Além disso, a Polícia Militar participou recentemente de uma eleição simulada organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA) na cidade de Governador Edison Lobão, e de uma audiência pública em Cândido Mendes. O coronel enfatizou que, nas cidades onde for identificada maior tensão, a PMMA enviará reforços com antecedência para garantir a segurança do processo eleitoral.
“Continuaremos analisando e monitorando as cidades para determinar onde será necessário um policiamento mais robusto, assegurando que as eleições ocorram de forma limpa, transparente e segura para toda a população”, concluiu o comandante-geral da PMMA, coronel Paulo Fernando Moura Queiroz.