O Ministério da Educação (MEC) anunciou a oferta de 10.031 bolsas de estudo para o Programa Universidade para Todos (Prouni) no estado do Maranhão. Dentre as bolsas disponibilizadas, 6.007 são integrais (100%) e 4.024 são parciais (50%), distribuídas em 134 cursos oferecidos por 49 instituições maranhenses participantes do programa.
Os interessados podem consultar a distribuição das bolsas por município na página do Prouni, na seção “Consulta de bolsas”.
O curso de Direito lidera a oferta de bolsas no estado, com 836 vagas, sendo 192 integrais e 644 parciais. Seguindo, Enfermagem oferece 559 bolsas (119 integrais e 440 parciais), e Administração dispõe de 508 bolsas (319 integrais e 189 parciais).
Inscrições Abertas
As inscrições para o programa começaram hoje, 23 de julho, e vão até o dia 26 de julho, podendo ser realizadas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os resultados serão divulgados em duas chamadas, a primeira no dia 31 de julho e a segunda em 20 de agosto.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter uma renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal per capita não pode exceder três salários-mínimos.
Sobre o Prouni
Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino superior. O programa ocorre duas vezes ao ano e é voltado para estudantes que não possuem diploma de nível superior.
Esta iniciativa do MEC visa ampliar o acesso ao ensino superior no Brasil, proporcionando oportunidades educacionais para estudantes de baixa renda e contribuindo para a formação de profissionais qualificados em diversas áreas do conhecimento.