Em mais um ano de devoção e festa, milhares de pessoas e dezenas de grupos folclóricos de bumba-meu-boi se reuniram no Largo de São Pedro para manter viva a tradição de homenagear o santo. Desde a noite de sexta-feira (28) até o amanhecer de sábado (29), o bairro Madre Deus, em São Luís, foi palco do tradicional encontro que celebra São Pedro, padroeiro dos pescadores.
Devoção e Celebração
A celebração no Largo de São Pedro é uma das maiores tradições do São João do Maranhão. Grupos de bumba-meu-boi de matraca, baixada, zabumba e, mais recentemente, de orquestra, se reuniram para agradecer por mais uma temporada junina repleta de alegria e conquistas. A advogada Lorena Amorim, que acompanha o festejo há 13 anos, descreveu a festa como um grande encontro da cultura popular com a população maranhense. “Eu acho essa celebração mágica”, afirmou.
A festa atraiu maranhenses de todas as regiões, além de artistas, intelectuais e turistas. Adriana Mazzucatto, paulista que conheceu o São João do Maranhão em 2022, voltou ao estado para participar novamente. “Este ano é meu terceiro São João no Maranhão. Eu não moro mais em São Luís, mas faço questão de voltar para viver a emoção de estar na capela”, disse Adriana.
A celebração contou também com procissões marítima e terrestre. A procissão marítima começou por volta das 10h, com a imagem de São Pedro saindo da Rampa Campos Melo e sendo acompanhada por diversas embarcações. Vera Gonçalves, participante há mais de 20 anos, descreveu a procissão como um sentimento de gratidão. À tarde, a procissão terrestre percorreu as ruas do bairro Madre Deus, culminando em uma missa campal na Capela de São Pedro.
Esquema de Segurança
Para garantir a segurança do evento, o Governo do Maranhão mobilizou 435 policiais, 16 viaturas, 18 motocicletas e 18 conjuntos de Cavalaria. As equipes especializadas do Batalhão de Choque (BPChoque) e da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também foram empregadas para patrulhar a área.
A programação do “Maior São João do Mundo” segue até o final de junho, com destaque para o encontro de grupos de bumba-meu-boi no bairro João Paulo em homenagem a São Marçal, no domingo (30). O evento contará com um esquema de segurança especial e a programação completa pode ser acessada nos canais oficiais do Governo do Maranhão e da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
A tradição de São Pedro e o envolvimento da comunidade garantem que a cultura popular maranhense continue viva e celebrada com fervor e alegria.