Nesta segunda-feira (17), o programa ‘Café com Notícias’, da TV Assembleia, entrevistou a médica hematologista Gilnara Fontinelle, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). Durante a conversa com a jornalista Elda Borges, Fontinelle destacou a campanha Junho Vermelho, que visa incentivar a doação de sangue especialmente durante o período dos festejos juninos e das férias escolares.
Segundo Gilnara Fontinelle, esta época do ano é marcada por uma queda significativa nos estoques de sangue devido ao aumento da demanda e à menor frequência de doadores. “Infelizmente, durante os festejos juninos e as férias, a doação de sangue diminui porque as pessoas estão mais ocupadas com outras atividades. Isso faz com que os estoques fiquem críticos, necessitando de campanhas de conscientização para alertar a população sobre a importância de doar sangue”, explicou.
A médica ressaltou a importância do banco de doadores fidelizados do Hemomar, composto por indivíduos que doam sangue regularmente. “Temos um grupo de doadores especiais que estão sempre prontos para ajudar em situações de emergência. No entanto, a cultura da doação de sangue ainda não é forte no Brasil, especialmente no Maranhão. A doação constante e espontânea é fundamental para manter os estoques estáveis durante todo o ano”, afirmou.
Gilnara Fontinelle também desmistificou a crença de que doar sangue pode causar anemia ou enfraquecer o doador. “Nosso organismo tem uma ‘fábrica de produção de sangue’, a medula óssea, que trabalha constantemente. Doar sangue não enfraquece ninguém, pelo contrário, é um ato de solidariedade que salva vidas”, ressaltou.
A campanha Junho Vermelho tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a necessidade de doação de sangue e garantir que os estoques sejam suficientes para atender a demanda. Fontinelle frisou que pessoas podem doar de três a quatro vezes por ano, e que a doação regular pode se tornar um hábito assim como qualquer outra prática saudável. “Em algumas regiões do Brasil, como no interior de São Paulo, a cultura de doação é tão forte que os hemocentros precisam agendar doadores. Esse é o estágio que queremos alcançar aqui também”, concluiu.
O ‘Café com Notícias’, apresentado por Elda Borges, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). A entrevista completa com Gilnara Fontinelle pode ser assistida na íntegra no site da TV Assembleia.