Governadores e representantes dos estados do Nordeste brasileiro, acompanhados de membros da Apex Brasil, participaram de uma missão internacional na Europa na última semana. O objetivo foi estabelecer parcerias e projetos para consolidar o Nordeste como líder na transição energética do país. O Maranhão foi representado pelo vice-governador Felipe Camarão, designado pelo governador Carlos Brandão.
A missão, promovida pelo Consórcio Nordeste, começou em Roterdã, na Holanda, durante o World Hydrogen 2024, o maior evento global de hidrogênio verde. Neste evento, a comitiva nordestina apresentou o potencial energético da região, destacando a capacidade de produzir energia renovável e limpa.
Após Roterdã, a comitiva seguiu para Bruxelas, na Bélgica, onde se encontrou com representantes do governo belga e da Comissão Europeia para discutir a transição energética. A primeira agenda incluiu a presença da princesa Astrid da Bélgica e diversos ministros e empresários, no Palácio d’Egmont. Durante esse encontro, os belgas anunciaram uma missão ao Brasil em novembro deste ano com cerca de 300 empresários para explorar projetos e fortalecer relações comerciais.
Em Bruxelas, a comitiva também se reuniu com o alto comissário da União Europeia e empresários para discutir soluções de produção de hidrogênio verde, energia eólica e solar no Nordeste, visando não apenas a exportação, mas também a reindustrialização da região.
Um Termo de Cooperação Técnica foi assinado entre o Consórcio Nordeste e a ApexBrasil, com o objetivo de promover exportações e atrair investimentos estrangeiros, além de fortalecer a imagem do Nordeste e compartilhar dados comerciais.
A missão terminou em Berlim, na Alemanha, onde a comitiva participou do seminário “Brazilian Northeast: Green Industry and Energy Transition Investment Opportunities”. A equipe também se encontrou com a Confederação Nacional de Indústria e Comércio da Alemanha e com o Ministério da Economia e Proteção do Clima, apresentando as potencialidades dos estados nordestinos para atrair investimentos internacionais.
Fátima Bezerra, presidente do Consórcio Nordeste e governadora do Rio Grande do Norte, destacou a importância da missão: “Estamos no centro das discussões sobre descarbonização e desenvolvimento sustentável. Nossa meta é transformar o Nordeste em uma referência na produção de hidrogênio.”
Felipe Camarão enfatizou a importância da missão para inserir o Nordeste na agenda global de descarbonização: “Nossa região, com localização estratégica e abundância de recursos, tem potencial para ser a maior produtora de hidrogênio verde do mundo. Esta missão permitiu ampliar discussões e unir os nove estados na atração de investimentos para nosso desenvolvimento.”
O Consórcio Nordeste e o meio ambiente
Em setembro de 2023, governadores nordestinos firmaram parceria com o Banco Mundial para avançar na cadeia produtiva do Hidrogênio Verde (H2V). Em novembro, o Consórcio apresentou à ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, uma proposta para criação do Fundo Caatinga, destinado à preservação do bioma. Em fevereiro de 2024, o Consórcio assinou a “Carta de Natal”, reafirmando o compromisso de mitigar os efeitos da mudança climática. Em abril, foi formalizada a criação do Fundo Caatinga com aval para suas implementações.