A automedicação é uma prática comum entre os brasileiros, com 80% da população recorrendo a medicamentos sem orientação médica. Para combater essa tendência perigosa, o Conselho Federal de Farmácia lançou uma campanha de conscientização, que foi o tema do programa ‘Café com Notícias’ desta segunda-feira (20). A jornalista Elda Borges entrevistou a conselheira federal Gizelli Santos Lourenço para discutir os riscos associados à automedicação.
“São muitos os riscos, desde alergias e intoxicações até problemas hepáticos e renais, ou até mesmo a morte,” alertou Gizelli Lourenço. A conselheira enfatizou que a informação é a principal ferramenta para prevenir esses perigos. “Nossa campanha visa educar a população sobre a importância de sempre procurar um profissional habilitado para tirar dúvidas e receber orientações adequadas.”
Durante a entrevista, Gizelli destacou o papel essencial dos farmacêuticos. “Eles são profissionais de saúde de fácil acesso, capazes de orientar corretamente sobre o uso de medicamentos,” disse. Ela também chamou a atenção para os riscos dos remédios caseiros, como chás, que podem interagir negativamente com medicamentos prescritos e causar complicações no tratamento.
Gizelli Lourenço destacou os avanços na área farmacêutica, mencionando que atualmente os farmacêuticos podem prescrever certos medicamentos, assim como os enfermeiros. “Embora não seja uma consulta médica, o farmacêutico pode fornecer uma orientação valiosa,” explicou.
O programa ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2, Maxx TV, canal 17, e Sky, canal 309). Apresentado por Elda Borges, o programa se dedica a trazer temas relevantes e de interesse público, contribuindo para a conscientização e educação da população sobre diversos assuntos de saúde e bem-estar.